•  
     

Como cultivar orquídeas

As orquídeas são muito lindas e suas flôres encantam pelos muitos formatos e côres, cada uma é tem uma aroma especial.

Procurando a melhor forma de cultivar estas plantas, encontrei uma publicação muito interessante de Francisco Moro com ótimas dicas para quem quizer cultivar uma orquídea
orquidias_2.jpg

Onde e Como Cultivar Orquídeas
“A Orquídea não é uma parasita”. Este é o primeiro ensinamento dos orquidófilos.
Na verdade a orquídea é capaz de produzir o alimento que necessita. Atravez da fotossintese transforma em carboidratos e oxigênio, com a intervenção do calor, da luz, e da clorofila. Ainda se alimenta pela raizes absorvendo agua e sais minerais.
É impossível estabelecer uma regra única para o cultivo de todas as orquídeas. Ela nasce em qualquer canto e lugar, mas se adpta melhor em temperaturas amenas (+15 a 25ºC)

Habitat e cultivo
1505822.jpg

Em funçao das grandes variações climáticas no Brasil, o cultivo das orquídeas
em ripados se torna mais adquadro, mas nem sempre o mais fácil e barato.Tambem podemos usar para fechamento e cobertura, tela de plástico “Sombrite” 50×50 onde a passagem da luz fica reduzida a metade, em regiões muito ensolarada devemos usar tela com menos passagem de luz solar.

Ripado
viveiro5.jpg
viveiro5.jpg (11.33 KiB) Visto 15634 vezes

A altura média deve ser de 2.40m e o comprimento e largura fica de acordo a quantidade de plantas. Ao colocar as ripas ou outro material como bambu etc. elas devem ficar na posição norte-sul, isto para que quando o sol caminha na direção leste-oeste, ele vai gradativamente passando sobre as plantas.
As ripas normalmente de 5 cm de largura, devem ficar entre si
um espaçamento de 2,5 a 3 cm.
Lembre-se sempre, a orquídea necessita de luz solar, mas nunca diretamente sobre a planta por longo periodo.
(Veja na animação abaixo, a luz solar passando sobre a planta.)
Rega
borrifando.jpg
borrifando.jpg (38.24 KiB) Visto 15611 vezes

Para termos uma idéia do período entre uma rega e outra, vamos fazer de conta que a planta (Orquídea) está em seu habit natural grudada com suas raizes em cascas de árvores. Assim, após uma chuva torrencial os ventos sopram e as raizes secam. Usando estes princípios, a planta no vaso não pode ficar com as raizes encharcadas, pois apodreceriam,dai um espaço seco entre uma rega e outra.
Em regra gerais, a rega deve ser feita pela manhã.

Adubação
Orquideas%20003.jpg
Orquideas%20003.jpg (50.54 KiB) Visto 15630 vezes

Os três principais minerais para o crescimento das plantas são: Nitrogênio (N)responsável pelo crescimento, Fósforo (P) para um bom enraizamento, e Potássio (K) fortalece a planta contra pragas e auxilia na produção de flores. No mercado exitem vários produtos, use a seguinte fórmula: 30-10-10 ou seja 30% de Nitrogênio, 10% de Fósfoto, e 10% de Potássio, use uma colher de cha para 1 litro de agua, e pulverize as palntas a cada 15 dias. Devemos lembrar que o período ideal para adubação e de agosto a abril,pois, a partir de maio com a chegado do frio as plantas entram em repouso vegetativo, e a adubação não se faz necessário.

Cultivo em Apartamento
inverno4.jpg
inverno4.jpg (14.44 KiB) Visto 15556 vezes

Para cultivar orquídea em apartamento, escolha uma ou mais janelas que receba bastante sol durante o dia, e proteje-a com sombrite (Uma pequena tela escura, com malhas 50×50), para que a luz solar passe pulverizada.
Quanto a rega e adubação,o mesmo princípio para todas.

Fonte: Franciscomoro

Escrito por Rafael Slonik em 01/10/2007
 
LINNNDAS DE DUE !
 
quais os cuidados que devo tomar para replatar mudas adultas, retirar mudas da mesma?