•  
     

[TUTORIAL]- COMO BRINCAR DE PIQUE-BANDEIRA

Esta é uma brincadeira que trabalha a noção de estratégia e trabalho em equipe: divididas em times, as crianças têm de atravessar o território inimigo e pegar a bandeira do adversário sem deixar que a sua seja roubada. Se um jogador for “pego”, seus colegas se organizam para resgatá-lo sem deixar o objetivo principal de lado.

Nomes da brincadeira: Pique-bandeira, bandeira, bandeirinha, rouba bandeira, bimbarra.

Jogadores: 4 ou mais (o número precisa ser par, para que a divisão dos times seja exata).

Material necessário: duas bandeiras (ou objetos que representem bandeiras) e um giz para marcar o chão, caso não seja uma quadra.

Onde brincar: ao ar livre, em uma quadra, campo, rua sem movimento ou galpão.

Como se brinca:
As crianças são divididas em dois times. Cada um fica com um lado da quadra. Na linha de fundo de cada espaço é fincada a bandeira do time. O objetivo é roubar a bandeira adversária e proteger a sua, atravessando o campo adversário correndo.

Quando um ou mais jogador tenta atravessar o campo inimigo, precisa cuidar para não ser pego por nenhum de seus adversários, senão fica “preso” no fundo do campo e não pode mais ajudar seu time. Os jogadores presos no campo adversário só podem ser libertados pelo toque de um de seus companheiros de time.

Enquanto parte do time se dedica à conquista da bandeira do outro, o resto fica incumbido de proteger a sua própria bandeira evitando que os adversários cheguem até ela, e de vigiar os presos, para que seus colegas não o libertem.

O jogo acaba quando um dos times conseguir trazer para seu campo a bandeira do outro.