•  
     

[TUTORIAL]- COMO BRINCAR DE BARRA-MANTEIGA

ggzao
Newbie
Newbie
Mensagens: 20
Registado: 16 dez 2009 10:06
Esta é uma brincadeira para grandes grupos. Os jogadores ficam enfileirados lado a lado em duas linhas paralelas com certa distância. Um porta-voz de uma das equipes vai até a outra, dá tapinhas nas mãos estendidas e, após dar o último tapa, corre de volta para seu território, perseguido pelo adversário.


Quantos jogadores:
4 ou mais pessoas, divididas em dois times.

Onde brincar
Quadra, galpão ou rua com pouco movimento. Traçam-se no chão duas linhas paralelas com uma distância de entre 8 m e 15 m.

Regras
O jogo começa com os participantes de cada time enfileirados lado a lado nas respectivas linhas. Os adversários ficam de frente uns para os outros.

Um jogador do time que começar sai da linha e se dirige até a do time rival. Os adversários estendem a mão com a palma para cima e ele bate em cada uma seguindo o ritmo da música:


“Barra-manteiga, na fuça da nega
Minha mãe mandou bater nesta daqui
1, 2, 3!”


A última batida é mais forte e o jogador deverá correr de volta para seu time. O dono da mão, por sua vez, corre atrás e tenta pegar o adversário antes que este atravesse a linha. Antes de dar a batida final, o jogador pode demorar o tempo que julgar necessário para tentar pegar o outro de surpresa e ter tempo de fugir. Se conseguir, o rival que o perseguiu passa a fazer parte de seu time. Se for pego, ele é quem vai para o outro time.

Ganha a equipe que cehgar ao fim do tempo estabelecido com o maior número de jogadores. Se não houver limite de tempo, o jogo segue até que o último jogador de um time seja pego.



Observações


* A brincadeira envolve corrida. Escolha um espaço sem obstáculos no caminho para evitar tropeços. A velocidade aumenta o perigo de lesão com uma possível queda.

* A rua é um ótimo local para barra-manteiga, mas só vale se for sem saída ou sem movimento para evitar acidentes.

Curiosidades

As origens da brincadeira não são claras, mas a letra da música indica relação com a época em que o Brasil era um país escravocrata. Para a pedagoga e psicóloga Azoilda Loretto da Trindade, estudiosa de questões raciais, a brincadeira tem viés discriminatório.

Em texto publicado em 2004, ela diz que "a nêga da brincadeira é uma mulher negra, logo gente, logo tem nariz e não fuça (...) Não foi dito [para as crianças] que não se coloca barra de manteiga no nariz de ninguém".
  • Similar Topics
    Autor
    Respostas
    Visualizações
    Última Mensagem

Voltar para “Brasil”

  •  
     

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes