•  
     

Coloque um atalho para a lixeira na Barra Lateral do Finder

Jogar um arquivo fora é muito fácil no Mac OS X – arraste para o Lixo, use o botão Mover para o Lixo na barra de ferramentas do Finder ou use o atalho Command-Delete no teclado. Mas dá também para colocar um atalho para a lixeira na Barra Lateral do Finder.

O primeiro passo é simples: abra uma janela do Finder, deixe-a em modo de visão por colunas (Command-3) e pressione Shift-Command-G (atalho para Ir | Ir para Pasta). No campo, digite (ou copie daqui, é mais fácil) o comando ~/.Trash e dê enter.

Isso irá abrir uma janela com o conteúdo do Lixo. Você verá essa pasta com um ícone acinzentado – já que essa pasta é invisível. Para colocá-la na Barra Lateral do Finder, não dá para arrastar e soltar. Mas é possível usar o atalho Command-T (Arquivo | Adicionar à Barra Lateral). Pronto, seu Lixo está na barra lateral.

Só que temos um pequeno problema aqui: o ícone do Lixo aparece como uma pasta padrão – o que é um tanto perigoso para arrastar um arquivo por engano. Então, como colocar o ícone de Lixo na Barra Lateral.

Deixe essa pasta .Trash aberta, e também dê um Command-I (Arquivo | Obter Informações) para deixar os dados à mostra dessa pasta.

Clique no ícone do Lixo no Dock e abra o Lixo – certifique-se de que a Barra de Caminhos está visível (Visualizar | Mostrar Barra de Caminhos), que fica na parte inferior da janela do Finder. Dê um control-clique no Lixo da Barra de Caminhos e selecione Obter Informações.

Agora, você tem duas janelas Obter Informações abertas. Na do Lixo, clique no pequeno ícone no topo da janela, ao lado do nome da pasta (Lixo/Modificado - como na imagem abaixo), dê um Command-C para copiar o ícone. Selecione o pequeno ícone na janela do .Trash e Command-V para colar o ícone.

icone-lixo.jpg
icone-lixo.jpg (105.49 KiB) Visto 452 vezes


(Outros ícones de lixeira estão em coleções da The Icon Factory ou da InterfaceLIFT)

Se tudo funcionou certo, sua lixeira da Barra Lateral mostra um ícone correto. Se o ícone da pasta continuar a mostrar uma pasta azul, remova a pasta da Barra Lateral e repita o primeiro passo.

Fonte: http://macworldbrasil.uol.com.br/dicas/ ... do-finder/