•  
     

CMS - Sistema gerenciador de conteúdo

CMS é o acrônimo para Content Management System (sistema gerenciador de conteúdo). São sistemas dinâmicos onde toda ou quase toda parte do processo de gestão do conteúdo é feito online.

Alguns dos CMSs mais utilizados são: WordPress, Joomla, Drupal, PHP Nuke, Midia Wiki e PHPBB.

Hoje em dia a internet está passando por uma transição chamada de Internet 2.0 onde os sites tendem a ser construídos não apenas pelos administradores do site, mas sim pela comunidade em geral.

Embora não haja uma definição correta para o que realmente é a web 2.0, eu diria trata-se desites que possam ser administrado online ou onde o visitante possa interagir de alguma forma, seja deixando um comentário, opinião em enquetes ou participando de comunidades com o Orkut e Youtube.

Todo o processo de tornar a internet mais interativa ainda vai demorar muitos anos, porém, qualquer um pode desfrutar das tecnologias presentes, já que existem centenas de sistemas de gerenciamento de conteúdo distribuído de forma gratuita.

Aqui no Criar Sites eu também estou utilizando um sistema assim, trata-se do WordPress que é uma plataforma voltada para blogs. Saiba mais sobre o Criar Sites e o Wordpress.

O que impede que a internet seja totalmente interativa
Falta de conhecimento - Apesar de ser possível ter um site interativo de forma gratuita (exceto pela hospedagem do site).
Muitas pessoas ainda não descobriram estas maravilhas, por não terem o conhecimento suficiente para instalação e manuseio. Neste caso elas ficam paradas no tempo criando sites estáticos.

Problemas de compatibilidade dos servidores - A falta de dinheiro pode ser um bom motivo para não adquirir uma hospedagem profissional, neste caso as pessoas utilizam servidores que muitas vezes não oferecem o suporte a linguagens de programação necessárias para rodar sistemas interativos.

Não se faz necessário - Um site feito em HTML pode ser o suficiente para empresa ou sites que não sejam atualizados com freqüência.

Vantagens de ter um site CMS
1 - Você pode atualizar o site de qualquer computador conectado a internet.
2- Por não necessitar de uploads de arquivos manualmente, o processo de criação do conteúdo se torna mais rápido.
3 - É possível aumentar as funcionalidade ou melhorar as existentes.
4 - Um site feito utilizando um CMS pode ser administrado por mais de uma pessoa.
5 - Por serem sistemas interativos, os CMSs permitem que os visitantes interajam no site. Isso faz com que o visitante se sinta importante no site, resultando em um aumento nas visitas.

Conclusões
Um sistema CMS de forma profissional (exceto os gratuitos) não são para qualquer um, já que é necessário um pouco de conhecimento sobre servidores, banco de dados e noções de programação.
Isso porque, apesar de ser fácil administrar o site depois de montado, sua instalação e personalização não são.



Fonte: http://www.criarsites.com/cms-sistema-g ... -conteudo/