•  

CIENTISTAS QUEREM COLOCAR 200 MIL DVDS DENTRO DE UM SÓ

Pesquisadores da Universidade de Swiburne, na Austrália, estão usando a nanotecnologia para criar um disco com capacidade de 1 petabyte (PB), o que permitiria o armazenamento de até 200 mil DVDs em uma só unidade.

CIENTISTAS QUEREM COLOCAR 200 MIL DVDS DENTRO DE UM SÓ.jpg
CIENTISTAS QUEREM COLOCAR 200 MIL DVDS DENTRO DE UM SÓ.jpg (29.01 KiB) Visto 185 vezes

O projeto tem um prazo de cinco anos para ser viabilizado e já se encontra no terceiro. Min Gu, cientista que lidera o programa, diz que a idéia é ampliar a capacidade dos discos atuais em até 20 mil vezes e armazenar todos os dados em um disco Blu-ray, com formato ótico de alta densidade. Segundo ele, “a idéia é incorporar o material nanoestruturado e aumentar a capacidade, sem a necessidade de ampliar o tamanho do CD ou DVD”.

A criação deste novo disco está sendo feita no Centro Tecnológico de Micro-Photonics e recebeu um financiamento de US$ 1 milhão do Australian Research Council. A primeira etapa idealizada pelos cientistas será a de expandir o número de camadas onde as informações são alocadas. Atualmente, um disco normal ? CD ou DVD ? usa no, no máximo, quatro camadas e os cientistas a frente do programa já conseguiram utilizar 52 neste novo disco e esperam atingir até 300 camadas nos próximos anos.

De acordo com James Chon, outro participante do projeto, a idéia é aproveitar melhor a o espaço proporcionado por um CD ou DVD. “Atualmente, apenas 0,1% do volume de um CD é aproveitado, enquanto o restante, 99,9%, é desperdiçado”, declarou ele. “Um CD normal tem 1,2 milímetros de espessura e a tecnologia padrão usada para armazenar as informações ocupa menos de um mícron de espessura do CD”.

Fonte: http://conhecendoseumicro.blogspot.com/ ... -dvds.html

Preciso de um programa.Porque envio dvd em pacotes pelos compradores nos correios,então gostaria que vcs mim mandas-se ou fizesseo programa que coloca o dvd pra downloads,então não vou precisar de pacotes,selos,mão de obra,a pessoa do outro lado vai receber em o tempo real de downloads,questão de minutos.Essa é minha idéia e não vendo barato,podemos combinar taí meu msn [email protected]

Blue - Ray