•  
     

Cientistas propõem escudo anti-asteróide

Um grupo de cientistas alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a necessidade de se criar uma rede internacional para vasculhar o céu em busca de asteróides em rota de colisão com a Terra. Um sistema de defesa espacial poderia enviar veículos espaciais para destruir ou desviar os asteróides. A informação é do diário britânico The Guardian.

asteroide-terra.jpg


A idéia foi apresentada durante o Painel Internacional para a Mitigação da Ameaça Asteróide, presidido pelo ex-astronauta Russell Schweickart, apresentado na sede austríaca da ONU.

Os cientistas apresentaram um projeto de sistema da defesa que incluiria naves espaciais que poderiam desviar ou destruir o asteróide, se chocando contra ele ou causando uma explosão nuclear no espaço.

No entanto, o painel alertou para a urgência de se implementar o projeto, pois as ações de destruição ou deflexão de um asteróide teriam de ser tomadas, por vezes, anos antes do momento previsto para o impacto.

"Não podemos esperar que Bruce Willis salve o mundo no último minuto, como no filme 'Armageddon'", conclui o documento publicado pelos cientistas após o painel da ONU.

Há 65 milhões de anos, a colisão de um asteróide com a Terra causou a extinção dos dinossauros e de quase 70% das espécies que viviam no planeta.

Apesar das chances de um asteróide de tamanho substancial atingir a Terra serem de uma em 45 mil, tal colisão seria uma tragédia natural maior do que todas as outras pelas quais a humanidade já passou.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 01,00.html
 
mas como isso sera feito..
 
e é pra quando?