•  
     

Cidade cercada por polígono da maconha vira point de turismo

Itacuruba, na caatinga pernambucana, terá três telescópios.
Um deles vai localizar asteroides em rota de colisão com a Terra.


Itacuruba foi escolhida pelos índices pluviométricos.jpg
Itacuruba foi escolhida pelos índices pluviométricos


Cercada pelo Polígono da Maconha, Itacuruba (PE) vai entrar na rota do turismo científico com os três observatórios astronômicos que estão em processo de instalação no município. Técnicos do Observatório Nacional (ON) e do Centro de Estudos Astronômicos (CEA) fizeram prospecções na cidade para escolher os melhores pontos para a colocação dos equipamentos.

Segundo o engenheiro e astrônomo Lupércio Braga Bezerra, do CEA, o estudo sobre a cidade começou a ser desenvolvido em 1996. "Itacuruba foi escolhida pelos índices pluviométricos baixos que apresenta. Recife já não suporta mais um observatório, pois é muito poluída e iluminada, o que dificulta a observação astronômica."

Cidade vai virar rota de turismo científico.jpg
Cidade vai virar rota de turismo científico


Para o prefeito Romero Magalhães, a cidade vai virar rota de turismo científico. "Acredito que vai haver um interesse natural de professores, estudantes universitários e até mesmo das crianças em conhecer os observatórios", disse.


Ele afirmou ainda que o observatório municipal já está praticamente pronto, restando apenas alguns detalhes para abrir totalmente à visitação pública, em plena capacidade. "É um trabalho delicado, pois os equipamentos são de última geração e precisam de atenção especial na manutenção", disse Magalhães.


"Itacuruba vai virar referência astronômica porque um dos equipamentos vai rastrear asteroides em rota de colisão com a Terra. Será o único da América Latina. Esse observatório faz parte do projeto Impacton", disse Bezerra.


Outros fatores que ajudaram na escolha de Itacuruba como sede dos equipamentos astronômicos é o fato de as cidades vizinhas terem no máximo 30 mil habitantes, segundo informações do CEA. "Por ter poucos habitantes, a pouca poluição luminosa na região favoreceu a implementação do projeto no local", disse Bezerra.


Medo de 'canhão'

A localização de Itacuruba no meio do Polígono da Maconha provocou situações inusitadas durante as obras e manejos dos telescópios. "Tivemos de explicar para algumas pessoas que aquilo não se tratava de um canhão militar, mas uma ferramenta para observação astronômica", afirmou Bezerra.


Segundo a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, o Polígono da Maconha fica na fronteira com a Bahia e é composto pelas cidades de Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Cabrobó, Orocó, Belém de São Francisco e Floresta.

Defesa do Planeta

De acordo com o CEA, o Observatório Astronômico Automatizado (OAA) foi instalado a nove quilômetros da cidade de Itacuruba. "O telescópio usa espelhos de meio metro de diâmetro e está no Morro da Serrinha, o melhor ponto para funcionar o equipamento", disse Bezerra.

O Observatório Municipal de Itacuruba (OMI) fica a 600 metros do primeiro. "É um outro tipo de telescópio. O mais importante de todos é o equipamento do Impacton, que tem espelho de um metro de diâmetro e foi fabricado na Alemanha", afirmou o engenheiro do CEA.

Ele disse ainda que o telescópio do Impacton é robotizado e será instalado a 100 metros do OAA. "Ele será operado diretamente do Rio de Janeiro, por profissionais do Observatório Nacional. Ele vai permitir a rastreabilidade de asteroides perigosos para a Terra, ou seja, que estão em rota de colisão com o planeta."

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... OMICO.html
 
EU ERNANDES PIRES DE ARAUJO ESTOU CERTAMENTE MUITISSIMO ORGULHOSO,POIS A CIDADE EM QUE NASCI MOSTRA NELA A SUA EFICIENTE QUALIDADE CULTURAL DE PESSOAS EXTREMAMENTE COMPRIESIVEIS,MOSTROU O SEU VALOR,CIDADE MARAVILHOSA E DEUS SEMPRE OLHOU PARA TI,PRINÇESA EM QUE NASÇI. MOSTROU O SEU VALOR SOBERANO,POIS FOI ESCOLHIDA PRA TAIS UTILIDADE,PARABENS ITACURUBA.DESDE A CIDADE VELHA QUE ES PREDOMINANTE EM SUA BELEZA.
 
Que descoberta inpresçidivel esta que aconteçeu no sertao pernabucano,que atributo importantissimo esse no qual foi atribuido a Itacuruba,cofesso com todas as letras fiquei totalmente empolgado,Parabens,a todos os envolvidos neste projeto,a essa descoberta. os elogios todos dirigidos em primasia de tempo ou de ordem,e evidente,esta em primeiro lugar ou antes dos demais,é sem sombra de dúvidas. De nossa linda cidade Jardim,Itacuruba PE. Mensagem escrita por Ernandes Pires de Araujo