•  
     

Chrome é mais rápido que Safari e Firefox ao lidar com JavaS

Testes mostram que Chrome para Mac é 60% mais rápido que Firefox para desenvolvedores e 10% mais rápido que versão de testes do Safari 4.

O preview para desevolvedores do navegador Chrome para o sistema Mac é mais rápido que versões de testes do Safari, da Apple, ou do Firefox, da Mozilla, segundo testes de renderização de JavaScript realizados pela Computerworld norte-americana.

Os testes, realizados com o programa SunSpider JavaScript, mostram que o Chrome para desenvolvedores é 60% mais rápido na reprodução de conteúdo em JavaScript que o Minefield, versão para desenvolvedores do Firefox, e 10% mais rápido que a versão de testes do Safari 4.

Para chegar aos números, o Computerworld realizou o teste três vezes para o navegador em um computador com o sistema Mac OS 10.5.7, produzindo médias dos resultados.

Tanto o Chrome como o Safari usam o sistema de renderização WebKit, mas cada um usa um sistema diferente para JavaScript - o Google é responsável pela tecnologia V8, enquanto a Apple usa o seu Nitro.

A Apple divulgou a primeira versão de testes do Safari 4 em fevereiro. Na ocasião, os testes com o SunSpider mostraram que a edição para Windows do navegador se saiu melhor que o Chrome e que o Firefox. A maioria dos desenvolvedores de navegadores vêm promovendo agressivamente o desempenho de JavaScript.

O Google, por exemplo, apontou o sistema V8 como a principal novidade do Chrome, quando o navegador, até então apenas para Windows, foi lançado em setembro de 2008. O navegador para Windows ganhou sua segunda versão em maio de 2009.

Apenas a Microsoft, responsável pelo Internet Explorer, minimiza os resultados de testes do tipo, afirmando que a versão 8 do seu navegador é mais rápida que seus rivais na exibição de páginas completas.

Segundo a empresa de medição online NetApplications, o browser registrou 1,8% de participação no mercado de navegadores em maio. O Google lançou versões para desenvolvedores do Chrome para os sistemas Mac e Linux na sexta-feira (05/06).

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2009 ... pt-no-mac/