•  

Chávez ordena intervenção nas fábricas de arroz da Venezuela

Presidente reclama que preços do produto são abusivos.
Governo pode tomar controle das empresas, afirmou Chávez.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou neste sábado (28) que o Exército tomasse o controle temporário de todas as empresas processadoras de arroz do país. Ele considera os preços praticados por essas companhias altos demais.

Hugo-Chavez.jpg
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em foto deste sábado (Foto: AP)

"Eu ordenei a imediata intervenção em todos esses setores da agroindústria, intervenção do governo revolucionário", afirmou o presidente venezuelano durante um discurso que comemorou os 20 anos da insurgência contra a inflação descontrolada na Venezuela.

Preços controlados

Hugo Chávez acusa as empresas de se recusarem a produzir nos preços determinados pelo governo. Depois de ganhar o referendo que lhe permite a reeleição perpétua, ele disse que faria a expropriação dos bens de todas as empresas que interferissem no suprimento do grão.

Com a expropriação, a operação dessas companhias passariam para a responsabilidade do governo. "Eu não tenho nenhum problema em expropriar (essas empresas)", disse. "E eu vou pagar em papel. Não pensem que vou pagar em dinheiro vivo."

O presidente não esclareceu quanto tempo a intervenção vai durar e o que mudará nas companhias durante este período. Ele deu o maior grupo alimentício da Venezuela - Empresas Polar - como exemplo de negócio a sofrer intervenção do governo.

(Com informações da Reuters, da AP e da AFP)

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_N ... ZUELA.html

O que vocês acharam da decisão de Hugo Chávez?