•  
     

Celular

O celular é um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor.

Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas no telefone celular, baseadas na compressão das informações ou em sua distribuição:

- Na primeira geração (1G), a analógica, desenvolvida no início dos anos 80), com os sistemas NMT e AMPS;

- Na segunda geração (2G), digital, desenvolvida no final dos anos 80 e início dos anos 90): GSM, CDMA e TDMA;


Na segunda geração e meia (2,5G), uma evolução à 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos), presente nas tecnologias GPRS, EDGE, HSCSD e 1xRTT;

- Na terceira geração (3G), digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dos anos 90), com UMTS e cdma2000


O celular que quando lançado ainda na tecnologia analógica era somente usado para falar, já é usado para enviar SMS, tirar fotos, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas, mas não para por aí, nos últimos anos, principalmente no Japão e na Europa, tem ganhado recursos surpreendente até então não disponível para aparelhos portáteis, como GPS, videoconferências e instalação de programas variados, que vão desde ler e-book à usar remotamente um computador qualquer, quando devidamente configurado.

Junto com tecnologia digital, chegou além de qualidade e segurança, a possibilidade de personalizar o celular. Iniciou com toque monofônico, os quais são formados apenas por bip de mesmo tom, configurados para ter o ritmo da musica, e também surge as figuras monocromáticas que são quase desconhecidas, com a nova geração de aparelhos, principalmente nos lançamentos do sistema GSM, veio então além de toques polifônicos e em formato MP3 juntamente com imagens coloridas.

O celular foi agregando muitos recursos, tal como; câmera, radio e player mp3, com tantas funcionalidades os fabricantes de notebook acabaram idealizando criar um celular com recursos análogos ao de computadores, então surgiu os SMARTPHONEs. É um aparelho que integra algumas funções disponíveis em computadores, sendo assim Smart, traduzindo, inteligente.

O aparelho celular, sua tecnologia e seus serviços, mudam a cada dia, evoluindo e melhorando suas atividades. Existe aparelhos para todas os estilos, idades, gostos e tudo o mais que se possa imaginar. Aparelhos simples e modernos, com câmera, mp3 e assim vai.

O celular se tornou uma importante ferramenta para as pessoas. Por isso, é necessário escolher sempre o melhor: melhor aparelho, operadora, plano de conta, etc.



Fonte: http://www.telefone-ok.com.br/telefone/ ... elular.asp