•  
     

Castelo de Drácula será vendido por R$ 168 milhões na Romêni

Bucareste 8 jan (EFE).- As autoridades locais de Brasov, no centro da Romênia, decidiram comprar o Castelo de Bran, associado pela tradição com o mito de Drácula, que foi posto à venda pela família de Habsburgo sete meses após recuperá-lo do Estado romeno.



As emissoras romenas "Realitatea TV" e "Antena 3" informaram hoje que o Conselho Departamental de Brasov pagará 60 milhões de euros (cerca de R$ 168 milhões) a Dominic de Habsburgo e a suas duas irmãs, herdeiros da princesa Ileana da Romênia, última proprietária do Castelo de Bran antes de ser naturalizado pelos comunistas em l948.

As autoridades locais informaram que têm a intenção de recorrer a um crédito em forma de "leasing" para 10 anos que será outorgado por um banco austríaco, segundo as fontes.

O ministro de Cultura, Adrian Iorgulescu, reagiu imediatamente à iniciativa das autoridades locais de Brasov e declarou que o Ministério que dirige tem o direito de ser o primeiro a dar um lance para a eventual compra de Bran e opinou que o preço solicitado é "exorbitante".

O castelo de Bran, situado perto de Brasov, foi construído pelos cavalheiros da Ordem Teutônica no início do século 13 e serviu durante a Idade Média para defender o caminho comercial que ligava Valáquia com a Transilvânia.

O príncipe de Valáquia - Vlad, o Empalador - inspirador do mito de Drácula, utilizou a fortaleza no século 15 com fins militares várias vezes durante seu reinado.

O Castelo de Bran foi propriedade dos saxões de Brasov (colonos alemães) desde fins do século XV até 1918, quando o presentearam à rainha da Romênia, Maria da Saxônia Coburgo Gotha, que o transformou em residência de verão da família real.

A rainha Maria deixou o castelo em herança a sua filha, a princesa Ileana, casada com Antônio de Habsburgo.

Os herdeiros de Ileana recuperaram em maio de 2006 o castelo, valorado então em cerca de 20 milhões de euros, e os novos proprietários prometeram mantê-lo pelo menos três anos como museu.

Atualmente o castelo abriga um museu de arte medieval administrado pelo Ministério de Cultura, e é um dos monumentos históricos mais conhecidos e visitados da Romênia.

castelo_dracula2.jpg
O castelo de Drácula, na Romênia
castelo_dracula2.jpg (27.47 KiB) Visto 15412 vezes


castelo_dracula.jpg
castelo_dracula.jpg (53.15 KiB) Visto 16242 vezes


castelo_dracula_1.gif
castelo_dracula_1.gif (50.3 KiB) Visto 15353 vezes


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2 ... 19537.jhtm