•  
     

Capoeira

Capoeira

78b08932fa5f3e01f05602e2615fa917.jpg
78b08932fa5f3e01f05602e2615fa917.jpg (6.58 KiB) Visto 717 vezes


Luta de defesa pessoal ao mesmo tempo reconhecida como dança. Tipicamente brasileira, a capoeira surge entre os escravos provenientes de Angola na época colonial. Desenvolve-se sobretudo na Bahia, onde os movimentos de ataque e defesa com o corpo passam a ser executados ao som de berimbau. Identificada como "arte de criminosos", sua prática era clandestina e chegava a ser punida com prisão pelo Código Penal de 1890. Apesar disso, a capoeira espalha-se por vários estados, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

Um de seus mais importantes divulgadores é Manoel dos Reis Machado (1899-1974), o Mestre Bimba. É ele o primeiro a normatizar a luta como esporte, criando os 52 golpes que hoje fazem parte do ritual da capoeira regional baiana, uma de suas variantes (a outra é a capoeira Angola, ou tradicional). Em 1990 cria-se a Associação Brasileira de Professores de Capoeira (ABPC), com o objetivo de unificar o ensino e a graduação do esporte. Em 1995, o Comitê Olímpico Brasileiro reconhece oficialmente a Confederação Brasileira de Capoeira, fundada em 1992. Até então, a luta estava vinculada à Confederação Brasileira de Pugilismo.

Regras - A regulamentação do jogo de capoeira varia de região para região. De maneira geral, ele é disputado por dois oponentes, que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo é derrubar o adversário, golpeando-o com as mãos, os pés ou qualquer outra parte do corpo. A ginga ao ritmo dos berimbaus que cadenciam a luta também é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista. Um terceiro atleta, fora da luta, pode "comprar" para si o combate com um dos dois disputantes, gingando na frente do adversário escolhido e tomando o lugar de seu oponente. Para isso, o capoeirista que "compra" o jogo não precisa esperar que a luta termine . Os atletas usam uma corda ou um cordel na cintura para identificar seu grau de aprendizado no esporte, mas a seqüência e as cores são diferentes para cada variante da capoeira.

Fonte: http://www.trabalhonota10.com/cultura-e ... oeira.html