•  
     

Capela dos ossos

A Igreja de São Francisco, em Évora é muito conhecida pela sua capela que chega a arrepiar as pessoas mais sensíveis.
A Capela dos Ossos tem as suas paredes e os pilares centrais revestidos com crânios e várias partes de ossos humanos, unidos com cimento.
Esta Capela foi construída nos séculos XVI e XVII por monges que quiseram contemplar e testemunhar a breve passagem da vida. Por cima da porta está uma inscrição pintada que relembra aos visitantes a sua própria mortalidade: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.
O número de ossos que decoram a capela foi estimado em 5.000 e a lenda conta que os mesmos eram de soldados que morreram numa grande batalha ou que foram vítimas da peste. É também provável, que os ossos tenham sido recolhidos de outros cemitérios das igrejas circundantes. Nesta altura muitas pessoas eram enterradas perto das igrejas, quando ainda não havia cemitérios como os de hoje.
Na Capela dos Ossos, além da decoração nas paredes, existem dois cadáveres pendurados junto ao teto. As suas identidades são desconhecidas, mas há várias histórias. Segundo uma lenda os esqueletos são de um homem adúltero e seu filho menor que foram amaldiçoados pela esposa ciumenta. Os ossos dos monges responsáveis pela decoração do interior estão num pequeno caixão branco dentro da capela.
Esperamos que ao visitarem este magnífico monumento, o desfrutem na sua plena tranqüilidade e que tenham a percepção que isto é uma breve passagem


ossos.jpg
ossos.jpg (38.4 KiB) Visto 160 vezes



Fonte: http://jornale.com.br/wicca/?p=1960
 
Tem capela até para ossos agora é fala sério... :D
 
q massa
q phoda
daora