•  
     

Brasileiros procuram remédio contra nova gripe no Paraguai

mexico-gripe-sorriso-mascaras-efe-407x305.jpg
mexico-gripe-sorriso-mascaras-efe-407x305.jpg (31.75 KiB) Visto 263 vezes


Brasileiros estão procurando farmácias de Ciudad del Este, no Paraguai, para comprar remédios contra a nova gripe. O medicamento mais procurado é o tamiflu, que é vendido no Brasil apenas com receita médica.


No país, o uso do tamiflu é limitado a pacientes que apresentam sintomas e fator de risco, incluindo doenças prévias e quadro clínico grave. No Paraguai, porém, qualquer um pode ter acesso ao remédio, mesmo sem receita médica.


Segundo balconistas de farmácias paraguaias, dezenas de brasileiros procuram o medicamento todos os dias, pessoalmente ou por telefone. O preço também acompanha a demanda, que está em alta. Nesta semana, uma caixa de tamiflu custava em média R$ 98 no Paraguai. Na semana que vem, já anunciou o balconista, o valor passará para R$ 134.


A liberdade para adquirir o medicamento aliada ao medo de contrair a gripe fazem com que muitos consumidores comprem o produto para deixar em casa, mesmo quando não estão doentes.


A médica infectologista Flávia Trench alerta que é arriscado adquirir remédios de origem desconhecida, pois podem ser falsificados. Ela também lembra que, quando a pessoa tem sintomas de gripe, o ideal é passar por um atendimento em um posto de referência e evitar a automedicação. “Você pode estar pensando que é gripe e estar com meningite ou pneumonia bacteriana.”

Fonte:www.g1.globo.com