•  
     

Brasil Telecom

A Brasil Telecom S.A. é uma empresa de telefonia fixa e telefonia móvel brasileira com sede em Brasilia.

A Brasil Telecom é uma das três companhias que surgiram da cisão da Telebrás. Inicialmente a companhia foi chamada de Tele Centro Sul, devido aos seus serviços cobrirem os estados da região sul e central do Brasil, como o Acre, Rondônia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como o Distrito Federal.



O banco brasileiro de investimento Opportunity, junto com a Telecom Itália e alguns fundos de pensão brasileiros, pagaram 2,07 bilhões de reais em junho de 1998 para comprar a Tele Centro Sul quando ela foi vendida pelo Governo brasileiro. A subsidiária Brasil Telecom GSM iniciou o serviço de telefonia celular em 2004.

As ações da Brasil Telecom são negociadas pela Bovespa, onde fazem parte do Índice Bovespa (Ibovespa), bem como da New York Stock Exchange.

A Brasil Telecom GSM, por vezes abreviada de BrT, é a sexta maior operadora de celular do Brasil. Entrou em operação na última semana de setembro de 2004 com planos de serviço que promovem a integração dos serviços fixo e móvel. Utiliza a tecnologia GSM e a tecnologia de dados é o GPRS e o EDGE.



A BrT GSM está presente na mesma região da BrT fixa, na mesma área da CTBC em Goiás e Mato Grosso do Sul e também na região da Sercomtel no Paraná. A cobertura da Brasil Telecom GSM é de 777 municípios e 21% da população brasileira.

A Brasil Telecom S.A. foi a primeira operadora de telefonia fixa brasileira resultante da privatização do Sistema Telebrás a listar ADRs (American Depositary Receipts representativos de ações preferenciais) na Bolsa de Nova York (NYSE), em 2001 (a holding foi listada em 1998), e é pioneira no setor ao aderir ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa, em 2002.

A Brasil Telecom conta com 8,4 milhões de linhas fixas em serviço e a segunda maior base de acessos banda larga da América Latina, 1,3 milhão de acessos.



Fonte: http://www.telefone-ok.com.br/telefone/ ... elecom.asp