•  
     

Boi Garantido vence Festival de Parintins

Resultado foi divulgado nesta segunda-feira (29), no Amazonas.
Com a vitória, boi vermelho conquista 27° título.


Apresentação do Boi Garantido durante o 44º Festival Folclórico de Parintins.jpg
Apresentação do Boi Garantido durante o 44º Festival Folclórico de Parintins


O vencedor do 44º Festival Folclórico de Parintins foi o Boi Garantido, com 1255,7 pontos contra 1250,9 do adversário, o Boi Caprichoso. A festa começou na sexta-feira (26) e terminou no domingo (28), no Amazonas. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (29). Com a vitória, o Garantido leva o seu 27° título para casa.

O Garantido trouxe o tema “Emoção” e apostou nas suas cores e no poder das músicas escolhidas para emocionar o público e os jurados. O boi sofreu devido à enchente que atinge o estado e precisou deixar seu galpão para produzir as alegorias na rua.

A rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido, inspirados no bumba-meu-boi de São Luís, cresceu a cada ano e passou a ser disputado de maneira mais organizada, sobre um tablado. Em 1988, o atual bumbódromo ganhou corpo e hoje é palco para o Garantido e Caprichoso mostrarem suas forças. O local passou por reforma para ampliação da área de passagem das alegorias.

Muita tecnologia hoje usada nos carros alegóricos que desfilam na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e no Anhembi, em São Paulo, é importada do Amazonas.

A forma de apresentação também difere muito dos carnavais do país. Os bois Garantido e Caprichoso se apresentam como se estivessem em uma ópera ao ar livre. O repertório de cada um tem pelo menos 20 músicas oficiais, o que não impede a agremiação de puxar sucessos do passado.

Avaliação
Encenações sobre lendas amazônicas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos dão o tom do espetáculo. No total, os dois bois realizam 15 horas de apresentações durante os três dias de festival. Por noite, cada um deles é avaliado em 21 quesitos e por nove jurados.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... NTINS.html