•  
     

Backups com as ferramentas do Windows

Cinco opções para uma estratégia de backup Windows sem gastar um centavo em utilitários terceirizados

backup_windows-100-120.jpg
backup_windows-100-120.jpg (4.55 KiB) Visto 641 vezes


Cinco opções para uma estratégia de backup Windows sem gastar um centavo em utilitários terceirizados

Qualquer usuário de PC sabe a importância de fazer cópias backup de sistemas e arquivos cruciais. O que muitas pessoas desconhecem é que o Windows XP e o 2000 têm diversas opções de backups embutidas. Essas dicas ajudarão a elaborar uma perfeita estratégia de backup nestas plataformas.

Opção #1 - Boa configuração
Toda vez que o sistema é desligado, o Windows faz backup de certos ajustes de driver e Registry (especialmente aqueles em HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet). Se ocorrer algum problema e não for possível iniciar o Windows, é possível restaurar o computador para seu estado prévio pressionando a tecla F8 durante o processo de inicialização do sistema. Use as flechas para selecionar Last Known Good Configuration (Última Boa Configuração Conhecida), e pressione a tecla Enter. Mas atenção: se o Windows já está carregado (com as versões incorretas de drivers), esse procedimento não irá funcionar porque o sistema estocou a informação desses drivers no backup da última que você saiu do Windows.

Opção # 2 - Driver de dispositivo
O Windows XP automaticamente faz backup dos seus velhos drivers de dispositivo quando são atualizados. É possível restaurar a posição anterior de um dispositivo quando um novo driver causar problemas. Selecione Iniciar, Executar, digite devmgmt.msc e pressione tecla Enter para abrir o Gerenciador de Dispositivo. Dê um clique duplo no dispositivo cujo driver se deseja restaurar para abrir a caixa de diálogo Propriedades. Clique na aba Driver e selecione Reverter driver (veja imagem abaixo).


ReverterDrive_400.jpg
ReverterDrive_400.jpg (90.67 KiB) Visto 652 vezes


Opção # 3 - Restauração do sistema
Uma boa forma de fazer backup dos drivers, configurações e arquivos cruciais do sistema no Windows XP é usar a função Restauração do Sistema, que pode fazer backup automaticamente numa agenda definida – se você alocar espaço em disco suficiente para tal. Use-a criar prioridades de backup (referidas como "pontos de restauração") para realização de qualquer alteração no sistema (o Windows cria um ponto de restauração automaticamente sempre que um novo software é instalado). Selecione Iniciar, Programas (ou Todos os programas), Acessórios, Ferramentas de sistema, Restauração de sistema. Depois, em Criar um ponto de restauração, siga os avisos. A Restauração de sistema não afeta seus dados nem é está ativa o tempo todo. Por isso, não conte com ela como sua única e infalível proteção.

Opção # 4 - Perfis de hardware
Útil para testar novo hardware ou drivers de dispositivos. Selecione Iniciar, Executar, tecle sysdm.cpl e pressione a tecla Enter. Clique na aba Hardware e depois no botão Perfis de Hardware. Selecione seu perfil atual – ou o perfil que queira fazer backup – da lista e clique em Copiar. Nomeie algo como Perfil Teste e pressione a tecla Enter. Escolha os ajustes de inicialização que preferir em "Seleção de perfis de hardware’, e clique em OK. Quando reiniciar o PC, vá em Perfil Teste (ou o nome que tenha atribuído). Se isso deixar o Windows inutilizável, escolha o perfil original no prompt de inicialização. Talvez seja preciso mudar o hardware de volta também. Se você gostou da nova configuração, retorne a caixa de diálogo Perfis de Hardware e ou delete o antigo perfil padrão ou torne o perfil criado como padrão.

Opção # 5 - Utilitário de backup do Windows
Para fazer backup manual no XP ou 2000, selecione Iniciar, Programas (ou Todos os programas), Acessórios, Ferramentas de sistema, Backup. Usuários do XP Home Edition podem instalar o programa de um CD Windows: procure pela pasta valueadd\msft\ntbackup, clique com o botão direito no arquivo Ntbackup e escolha Instalar. Mas atenção: o atributo de Recuperação Automática do Sistema não funciona o XP Home.


download

cbSetup_8.4.0.198.exe
(8.08 MiB) Transferido 181 vezes


Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2007/01 ... 224590842/