•  
     

Australiana flagra 'canibalismo' de sapo

Segundo biólogo, fato é raro mas ocorre em algumas espécies de anfíbios.

Uma dona-de-casa da Austrália flagrou o momento raro em que um sapo devora outro vivo. Kerry Roberts disse à BBC Brasil que acordou nesta quarta-feira com um barulho de grunhidos e se surpreendeu ao ver a cena na piscina de sua casa, em Queensland. "O sapo engolido tinha praticamente o mesmo tamanho do canibal. Não sei como foi possível", contou.

Prática é muito comum entre anfíbios.jpg
Prática é muito comum entre anfíbios


Mas, segundo o biólogo australiano especialista em sapos David Newell, da Universidade Southern Cross, o canibalismo entre estes animais é bem comum.
"As espécies de sapos canibais podem comer até mesmo seus próprios irmãos. Quando eles precisam de comida, pegam o que veem pela frente em movimento, desde que caiba na boca", disse Newell à BBC Brasil.

Excesso

Roberts disse que sapos são comuns na região de Queensland. Mas, segundo ela, neste ano há um número excessivo desses animais. "Nunca vi tantos no meu jardim. Meu neto chega a ir para a piscina só para contar quantos vê", afirmou.

Ela explicou que sapos de várias espécies invadem as casas em Queensland e se instalam principalmente nas áreas mais úmidas, como o banheiro e a área de serviço.

A Austrália recentemente iniciou um programa para eliminar sapos gigantes - também canibais - que foram introduzidos no país e acabaram virando praga.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0, ... +SAPO.html