•  
     

As homenagens a Zumbi dos Palmares

As homenagens a Zumbi dos Palmares.jpg
As homenagens a Zumbi dos Palmares
As homenagens a Zumbi dos Palmares.jpg (16.26 KiB) Visto 246 vezes


Na região que abrigou o Quilombo dos Palmares, em Alagoas, os festejos foram em homenagem a Zumbi. A reportagem é de José Maria Chagas e Mauro Anchieta.

O dia ainda amanhecia quando os adeptos do candomblé começaram os rituais de festa e agradecimento. Na Serra da Barriga, a 80 quilômetros de Maceió, ficava o centro do Quilombo dos Palmares. Um refúgio para escravos que conseguiam escapar das fazendas na época do Brasil colônia.

Para os pais e mães de santo, a terra de Zumbi dos Palmares é sagrada. E através da dança, eles rendem homenagens ao grande líder Quilombola e a todos os negros que deram a vida pelo ideal de liberdade.

Os quilombos cresceram durante a ocupação holandesa, no Nordeste do Brasil. Com medo, os senhores de engenho abandonavam suas terras, facilitando a fuga dos escravos. O Quilombo dos Palmares foi o maior do país, resistiu por mais de meio século e chegou a abrigar 50 mil pessoas.

Este ano a visitação na Serra da Barriga foi restrita por causa das obras de um memorial que deve ser inaugurado no começo do ano que vem. O projeto prevê um espaço cultural, lojas e um restaurante para dar mais conforto aos turistas.

Mesmo sem festa na serra, muita gente mantém a tradição de fazer a subida a pé.

“A gente sempre paga essa penitência, mesmo sabendo que não tem nada lá”, diz o capoeirista Jose Mariano da Silva.

A comemoração do Dia da Consciência Negra foi na cidade de União dos Palmares, ao lado da Serra da Barriga. A população lotou a avenida principal para o desfile militar em homenagem a Zumbi.

“É a história de um negro que lutou pela sua cor, pela sua raça”, comenta um turista.

Fonte: http://jornalnacional.globo.com/Telejor ... MARES.html