•  
     

Arqueólogos suecos encontram moedas árabes do século 7

Arqueólogos suecos encontram moedas árabes do século 7

Arqueólogos da Suécia encontraram cerca de 470 moedas de prata de origem árabe perto do aeroporto Arlanda, em Estocolmo.
Não se registra uma descoberta destas na região de Estocolmo desde 1880.

As moedas foram encontradas na terça-feira em um túmulo datado da Idade do Ferro. As moedas, por sua vez, datam dos séculos 7º e 9º, quando comerciantes vikings viajavam muito pela Europa.

moedas_arabes.jpg
moedas_arabes.jpg (15.13 KiB) Visto 895 vezes


A arqueóloga Karin Beckman-Thoor, da equipe do Patrimônio Histórico da Suécia, afirmou que a maioria das moedas foi feita em Bagdá e Damasco, mas algumas vieram da Pérsia e do norte da África.


Viajantes

Os vikings viajavam muito em seus navios longos pela região do Báltico e da Rússia, desde o século 8º até o 11. Eles eram conhecidos por terem alcançado lugares distantes como o norte da África e Constantinopla (atualmente, Istambul).

Segundo a arqueóloga Karin Beckman-Thoor tesouros pertencentes aos vikings geralmente são encontrados na ilha de Gotland, no mar Báltico.

A equipe do Patrimônio Histórico da Suécia realizava escavações nos arredores de Estocolmo e estava retirando uma pedra de um monumento funerário no local "quando de repente encontramos uma moeda e não conseguimos entender o que era", disse Beckman-Thoor à BBC.

"Continuamos escavando e encontramos mais moedas, percebemos que era um tesouro da era viking", afirmou. As moedas foram deixadas no local por volta do ano 850 D.C., disse a arqueóloga.

"Nenhum viking estava sepultado neste local - o túmulo é mais antigo. Talvez os vikings tenham pensado que o tesouro seria protegido pelos ancestrais", acrescentou Beckman-Thoor.

Os vikings tinham um vilarejo nas proximidades do antigo túmulo.

Fonte: http://misteriosantigos.com/artigos/mod ... itemid=154