•  
     

Apresenta os principais serviços viabilizados por redes 3G e

Serviços 3G
Com as redes 3G as operadoras de celular passam a ter capacidade de oferecer Banda Larga Móvel através do celular com velocidades próximas à 1 Mbit/s.



Os serviços pode ser divididos em duas categorias:

Acesso a Banda Larga, onde a conexão de um computador (Desktop ou Notebook) à Internet é efetuada utilizando como modem o próprio telefone celular, um celular na forma de uma placa PCMCIA ou um pequeno modem 3G do tamanho de um celular convencional que se conecta ao computador através de uma porta USB.
Banda Larga Móvel no Celular, em geral um smartphone, colocando em outro patamar a utilização de serviços no celular como:
Entretenimento como música, jogos, ...
Email e acesso a outros serviços corporativos
TV móvel
Mobilie banking e pagamentos via celular


Receita de Dados das Operadoras
O objetivo principal das operadoras com o 3G é obter receitas adicionais com serviços que não voz. Esta questão é crucial para operadoras que atuam em mercado saturados (densidades acima de 70 Cel/100 Hab.) e que experimentam queda de receitas com serviços de voz devido à competição.



Para algumas operadoras, no entanto, o aumento de capacidade proporcionado pelas tecnologias 3G serviu para resolver problemas de congestionamento nos serviços de voz.



A tabela a seguir apresenta os indicadores de Dados com % da Receita para as principais operadoras 3G no mundo.


imagem.JPG


Listas de operadoras 3G podem ser encontradas em: GSA e CDG



O SMS é o componentes principal da receita de dados de operadoras que utilizam redes de 2G/2,5G. Apesar de serem disponibilizadas pelas operadoras, outros serviços tem de conviver com restrições impostas pela baixa taxa de dados destes sistemas. Com sistemas 3G o usuário passa a ter um acesso banda larga wireless que coloca em outro patamar a utilização destes serviços


Fonte: http://www.teleco.com.br/3g_servicos.asp