•  
     

Aprenda a Usar o Avast

O Avast! é um dos antivírus mais populares da atualidade. Isso se dá principalmente devido à sua interface amigável, que se assemelha a um tocador de mídia. Neste guia mostraremos as principais funções do programa e como utilizá-las para manter seu computador sempre protegido contra vírus, malwares e outras pragas virtuais. O Avast! tem todas as ferramentas necessárias para tornar qualquer antivírus uma boa opção.

A primeira janela que você verá depois de instalar o Avast! será um pequeno roteiro do que é recomendável que você faça. O roteiro é em português, então você não terá dificuldade para segui-lo. E como a interface do programa é muito fácil de usar, você não terá problemas com nenhuma das funções nele presentes.

Scan Completo

Quando você instala um antivírus, a primeira coisa a fazer é mandar que ele execute uma procura completa em busca de vírus no seu computador. Para isso, basta clicar no botão “Discos Locais”. Conforme a imagem abaixo, clique e arraste o controle deslizante totalmente para a direita e marque a caixa “Conteúdo dos arquivos”. Depois, clique no botão “Iniciar” para que o Avast! inicie a verificação de vírus.


gdudoavast.jpg


Essa é a verificação mais completa do antivírus. Portanto, é recomendável que você a execute em um momento que não esteja usando o computador, pois o programa demorará várias horas. Quanto mais informação você tiver gravada no seu disco rígido, mais demorada a busca. Repita o procedimento periodicamente para manter eu computador sempre seguro e limpo.

Durante o scan, o programa poderá encontrar algum vírus. Se isso acontecer, ele perguntará o que deve fazer. É possível escolher entre mover o arquivo infectado para a Quarentena, excluir, renomear ou mover para uma pasta definida por você e, caso seja possível, retirar somente o vírus, mantendo o arquivo. Também é possível deixar o arquivo infectado como está, para resolver depois o que fazer, mas o melhor a fazer é decidir na hora em que a ameaça é encontrada.

Mídias removíveis e pastas específicas

Logo abaixo do botão “Discos Locais” estão os botões “Mídias Removíveis” e “Pastas”. Clicando no botão “Mídias Removíveis” você poderá incluir na verificação os arquivos de disquetes e CDs/DVDs que estejam inseridos no PC. Basta marcar as caixas de seleção que aparecem do lado direito da interface.


gdudoavast.jpg


O botão “Pastas”, quando clicado, mostrará uma janela com a árvore de pastas do seu computador. Você escolherá, desta forma, locais específicos para que o Avast! verifique. Caso você já tenha selecionado a verificação completa de todos os discos rígidos, não é necessário que você faça a busca dentro de pastas específicas.

Atualizações

Por padrão, o Avast! faz a busca por atualizações nas definições de vírus existentes, mas você pode executar a busca manualmente, caso deseje, clicando no botão com o desenho de um raio. Isso fará com que o programa se conecte aos servires de definição de vírus e faça o download das atualizações que estiverem disponíveis.

Proteção residente

Todo antivírus da atualidade possui a proteção residente, que monitora tudo o que é feito no computador e alerta quando encontra algo suspeito. O nível padrão da proteção já é suficiente para deixar seu computador seguro contra ataques vindos da internet. Porém, você pode querer definir um nível maior de segurança ou personalizar suas configurações, excluindo ou inserindo proteções a seu gosto.

Para configurar a proteção residente do Avast!, dê um duplo clique no ícone com um “a”, que fica na bandeja do sistema (este ícone gira quando a proteção está verificando algo). A janela que abrirá mostrará a exibição padrão, que possui dois níveis de segurança. Caso você queira personalizar as configurações da proteção residente, clique no botão “Detalhes”. Perceba que mais um nível de segurança aparecerá, com o nome “Personalizada” e do lado esquerdo da janela serão mostradas as várias opções de proteção disponíveis.

Por padrão, o Avast! protege seu computador contra scripts maliciosos que podem ser executados por páginas de internet; ameaçadas vindas através de mensageiros instantâneos como o MSN; vírus enviados por e-mail, através de programas como o Outlook; e até mesmo proteção contra programas maliciosos provenientes de programas de compartilhamento de arquivos, como eMule e Kazaa.

Personalização

O Avast! é um dos poucos programas antivírus a ter uma interface personalizável. Você pode baixar skins, que modificam o visual da janela, alterar os sons reproduzidos pelo programa enquanto trabalha e uma infinidade de outras opções, que são acessadas facilmente: você só precisa clicar com o botão direito do mouse sobre algum lugar da interface, e depois em “Configurações”, no menu que se abre.
Todas as opções de configuração do programa estarão nesta janela. Os usuários mais avançados podem até querer utilizar uma interface mais completa. Isso não é problema algum para o Avast!, pois basta clicar com o botão direito do mouse sobre a interface e depois em “Alternar para Interface Avançada”, no menu que se abre.

A edição em português do Avast! Professional Edition contém alguns erros de tradução. Porém, nenhum deles causa prejuízo no entendimento das funções do programa, que são extremamente intuitivas. O Avast! é recomendado para usuários totalmente leigos em relação à antivírus, bem como para o usuário mais avançados. Ou seja, todo mundo pode se beneficiar das funcionalidades e facilidades do Avast



Fonte: http://www.ajudacomputador.org/internet ... r-o-avast/