•  
     

Aprenda a comprar com segurança na Internet

Algumas dicas essenciais para uma boa compra online


O fim de ano está chegando e muitos irão realizar compras pela Internet. A comodidade de comprar um produto de qualidade sem precisar sair de casa, incluindo pagamentos facilitados e segurança quanto à chegada do produto são fatores que levam mais de sete milhões de brasileiros às compras online freqüentemente.

Neste quesito, pequenas atitudes podem fazer a diferença entre comprar um produto de qualidade ou sequer ver a cor dele. Medidas simples, referentes à confiabilidade da empresa vendedora, segurança nos dados bancários e formas de pagamento, além de alguns outros fatores, farão o seu Natal e ano novo mais felizes este ano.

Antes de comprar

Três palavras podem resumir todos os aspectos que devemos levar em consideração antes da compra: Confiabilidade, segurança e garantia. Se a empresa que você estiver pesquisando tiver esses três quesitos inerentes às suas políticas de vendas, as chances de uma compra bem sucedida são muito maiores.

O vendedor é confiável?


willmatbuy.jpg
willmatbuy.jpg (115.43 KiB) Visto 278 vezes


Antes de mais nada, é fundamental ter certeza de que o vendedor do produto que você deseja é confiável, e isso é valido para empresas ou mesmo compras feitas em sites de vendas, como o Mercado Livre. Analisar bem os comentários de quem já realizou compras é muito importante na hora de decidir. Se praticamente todos os compradores estão satisfeitos, é sinal de que ela os tratou com honestidade.

No caso das compras pelo Mercado Livre, é indicado procurar por vendedores da sua região, mesmo que haja uma pequena diferença no valor dos produtos. Desta forma, você pode retirar o que comprou diretamente das mãos do vendedor, conferindo a qualidade da mercadoria com os próprios olhos.

Também é interessante contactar o vendedor antes de iniciar qualquer negociação. O serviço de atendimento destinado aos compradores já deixa a entender algumas das intenções das empresas. Desconfie daquelas que limitam-se a vender os produtos, sem dar qualquer tipo de informação adicional ou assistência individual para os compradores.

Segurança no pagamento

Outro ponto a ser observado com cautela é quanto às formas de pagamento disponíveis para a sua compra. Há diversas maneiras diferentes de comprar um produto pela Internet, umas mais seguras e confiáveis do que outras.


willmatbuy.jpg
willmatbuy.jpg (153.76 KiB) Visto 278 vezes



Grandes empresas de vendas, como as Lojas Americanas ou o Submarino têm métodos de pagamentos bastante confiáveis, sem causar maiores problemas para o comprador. Todos os passos da compra são bem divididos e muito específicos, sem comprometer dados pessoais ou colocar você em riscos.

Os métodos de pagamento exclusivos para compras online também podem ser uma boa saída para evitar fraudes dos vendedores. Ao utilizar o PagSeguro, por exemplo, você só confirmará a compracaso receba os produtos em sua casa, podendo cancelar o pagamento em até duas semanas após sua efetivação. Nele, há varias formas de iniciar uma disputa legal por seus direitos, o que é muito importante ao comprar produtos pela internet.

Garantia

É importantíssimo ler tudo que estiver disponível a respeito das políticas de garantia da empresa que você estiver pretendendo negociar. Leia atentamente todas as informações disponíveis, e, caso elas estejam muito obscuras ou incompletas, desconfie sempre até ter certeza desses dados.

Empresas maiores sempre mandam a nota fiscal dos produtos, contendo suas especificações e informações adicionais sobre eles. É importante estar atento par atitudes que você não pode tomar, ou perderá sua garantia. Ao comprar computadores online, em geral não se pode abrir seu gabinete, que contém um pequeno lacre especial da empresa. Caso você o abra e retire o lacre, acabará perdendo sua garantia.


willmattabehsrp.jpg


Cuidados adicionais

Em épocas de vendas, muitos e-mails e ofertas fraudulentas são enviados para os usuários, contendo promoções e facilidades que no mínimo deixam dúvidas quanto à sua existência. Confira sempre o remetente dos e-mails que você recebe nesta época, além do link das páginas.

Antes de inserir qualquer dado pessoal, mesmo estando em páginas de grandes empresas de vendas online, lembre-se de conferir bem a página, seu endereço e algumas indicações de criptografia, como um pequeno cadeado encontrado no canto inferior direito do navegador.

No natal, milhões de brasileiros farão compras online. Nestes casos, pequenos detalhes são cruciais para uma boa compra. No entanto, caso você encontre preços semelhantes em sua região, é sempre mais seguro comprar o produto em mãos.






Fonte: http://www.ajudacomputador.org/internet ... -internet/
 
Para comprar pela Internet com segurança, procure sempre pelos links como "Quem Somos" ou "este site é seguro?" e verifique as informações passadas pelo site. Busque sempre o CNPJ informado e consulte no site da Receita Federal verificando o tempo que esta empresa esta no Mercado, não se esqueça de consultar o domínio no registro.br para verificar se o domínio do site pertence mesmo ao CNPJ informado. Evite sites com e-mail de atendimento hospedados em serviços gratuitos como hotmail, bol, etc. Teste sempre o telefone de atendimento informado e evite compras em sites que atendem através de Celular, sites que oferecem serviços de atendimento através de 0300 ou 0800 podem ser considerados mais seguros, pois para oferecer este tipo de serviço são necessários contratos mais rígidos com operadoras de telefonia. Verifique um exemplo através do site http://www.ondadigital.com.br.