•  
     

Apostila Concurso Banco do Brasil - Escriturário 2007 2.0

"Apostila completa para o concurso público do Banco do Brasil - Escriturário 2007."
Do Desenvolvedor

Apostila específica do Concurso Público para Escriturário do Banco do Brasil 2007. Trata-se de um software desenvolvido pela Apostilas Objetiva específica para material de concursos.

Infomações do Concurso:

Saiu o primeiro edital para Mato Grosso e Tocantins.
Inscrições de 23/04/2007 a 06/05/2007.

Uma segunda seleção reunirá candidatos dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Goiás. Em seguida, será a vez de Rio de Janeiro, interior de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Exigência: Candidatos com o 2º Grau Completo/Ambos os Sexos.

Salário R$ 1.352,00 - 30 horas/semanais.

Das Demais Vantagens


Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

Participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente.

Possibilidade de participação em planos assistenciais e previdenciários complementares.

Apostila em CD-Rom desenvolvida especificamente para o cargo de Escriturário do Banco do Brasil.

Conteúdo

Língua Portuguesa

Compreensão, interpretação e reescritura de textos, incluindo domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas.

1. Tipologia textual.
2. Paráfrase, perífrase, síntese e resumo.
3. Significação literal e contextual de vocábulos.
4. Processos coesivos de referência.
5. Coordenação e subordinação.
6. Emprego das classes das palavras.
7. Estrutura, formação e representação das palavras.
8. Ortografia oficial.
9. Pontuação.
10. Concordância.
11. Regência.

Matemática

1. Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem.
2. Sistema legal de medidas.
3. Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens.
4. Equações e inequações de 1º e 2º graus; sistemas lineares.
5. Funções; gráficos.
6. Seqüências numéricas.
7. Funções exponenciais e logarítmicas.
8. Noções de probabilidade e estatística.
9. Juros simples e compostos: capitalização e descontos.
10. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente.
11. Rendas uniformes e variáveis.
12. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos.
13. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento.
14. Avaliação de alternativas de investimento.
15. Taxas de retorno.

Conhecimentos Básicos de Informática

1. Conceitos de Internet e Intranet.
2. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet.
2.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa.
2.2 Conceitos de protocolos, World Wide Web, organização de informação para uso na Internet, acesso a distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo, multimídia, uso da Internet nos negócios e outros domínios.
2.3 Conceitos de proteção e segurança.
3. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software.
3.1 Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup).
3.2 Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos.
3.3 Principais aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas, geração de material escrito, visual e sonoro. 4. Conceitos dos principais sistemas operacionais.

Atualidades

Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental, segurança e ecologia, e suas vinculações históricas.

Conhecimentos Bancários

1. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros; Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC); Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP); sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo.

2. Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar: Conselho Nacional de Seguros Privados; Superintendência de Seguros Privados; Conselho de Gestão da Previdência Complementar; Secretaria de Previdência Complementar; Instituto de Resseguros do Brasil; sociedades seguradoras; sociedades de capitalização; entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada; corretoras de seguros; sociedades administradoras de seguro-saúde.

3. Sociedades de fomento mercantil (factoring); sociedades administradoras de cartões de crédito.

4. Produtos e serviços financeiros: depósitos à vista; depósitos a prazo (CDB e RDB); letras de câmbio; cobrança e pagamento de títulos e carnês; transferências automáticas de fundos; commercial papers; arrecadação de tributos e tarifas públicas; home/office banking, remote banking, banco virtual, dinheiro de plástico; conceitos de corporate finance; fundos mútuos de investimento; hot money; contas garantidas; crédito rotativo; descontos de títulos; financiamento de capital de giro; vendor finance/compror finance; leasing (tipos, funcionamento, bens); financiamento de capital fixo; crédito direto ao consumidor; crédito rural; cadernetas de poupança; financiamento à importação e à exportação ¾ repasses de recursos do BNDES; cartões de crédito; títulos de capitalização; planos de aposentadoria e pensão privados; planos de seguros.

5. Mercado de capitais: ações ¾ características e direitos; debêntures; diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas; operações de underwriting; funcionamento do mercado à vista de ações; mercado de balcão; operações com ouro.

6. Mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações básicas; contratos de câmbio ¾ características; taxas de câmbio; remessas; SISCOMEX.

7. Operações com derivativos: características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap. 8. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Raciocíonio Lógico


Lógica sentencial e de primeira ordem.

Enumeração por recurso.

Contagem: princípio aditivo e multiplicativo

Arranjo. Permutação. Combinação simples e com repetição.

Atendimento


Legislação: Lei n.º 8.078/90; Código de Defesa do Consumidor; Resolução.

CMN/Bacen n.º 2.878/01; Código de Defesa do Consumidor Bancário.

Lei n.º 10.048/00; Lei n.º 10.098/00; Decreto n.º 5.296/04

Marketing em empresas de serviços.

Propaganda e promoção.

Satisfação, valor e retenção de clientes.

Como lidar com a concorrência.

Venda.

Telemarketing.

Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico.

download akii