•  
     

Após rebaixamento, Plutão batiza nova classe de corpos celes

Após rebaixamento, Plutão batiza nova classe de corpos celestes: plutóides

Planetas anões na região agora receberão denominação em homenagem ao ex-planeta.
Plutão foi 'rebaixado' após decisão da União Astronômica Mundial em 2006.

Ilustração da Nasa mostra Plutão e sua lua Caronte.jpg


Ele foi rebaixado ao deixar de ser planeta, mas Plutão agora vai dar nome à nova classe de corpos celestes de seu tipo. Os "planetas anões" como ele passarão a se chamar "plutóides".



Plutão deixou de ser considerado um planeta em agosto de 2006 durante reunião da União Astronômica Mundial. Mais tarde, em junho de 2007, os astrônomos descobriram que ele sequer era o maior dos planetas anões. O vizinho Éris (antigamente apelidado de "Xena") é maior que ele.



Agora, os astrônomos aprovaram uma compensação a tanto rebaixamento e resolveram chamar toda essa categoria de "plutóides". A definição diz que plutóides são corpos celestes em órbita do Sol, mais distantes que Netuno, que têm massa suficiente para sua gravidade criar uma forma quase esférica e que não conseguiram limpar a vizinhança em torno de sua órbita.



Com isso, o planeta anão Ceres não terá direito à nova nomenclatura, uma vez que ele fica no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter -- os cientistas acreditam que ele é o único de seu tipo. Até agora, apenas Plutão e Éris preenchem esses requisitos. Os especialistas acreditam que mais plutóides serão encontrados no futuro.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0, ... OIDES.html
 
rebaixado quenem

o Vasco


shuahuahsaushausa
aushaushaushausah
hsaushauhsahusah
hasuahshahuasaqh
hsauhauahushah
ahuhaushashu
jaisjaisaahauhaushaus
 
kpaskpoaskpo