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Albert Bierstadt

Albert Bierstadt (7 de janeiro de 1830 - 18 de fevereiro de 1902) foi um pintor alemão radicado nos Estados Unidos, afamado por suas grandes paisagens do oeste norteamericano, gênero em que foi talvez o maior representante no século XIX. Fez parte da Escola do Rio Hudson, um grupo de artistas de índole romântica que se caracterizava pelo grande detalhamento de suas composições e pelos dramáticos efeitos de luz.

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The Morteratsch Glacier Upper Engadine Valley Pontresina


Carreira

Nasceu em Solingen, na Alemanha. Sua família se mudou para New Bedford, Massachusetts em 1833, mas ele voltou à Europa para estudar em Dusseldorf entre 1853 e 1857, viajando extensivamente pelo continente e passando uma temporada em Roma. Quando ingressou na Academia de Arte nada fazia prever o mestre consumado em que se tornaria em pouco tempo.

Voltando aos Estados Unidos, iniciou suas atividades como professor de desenho e pintura, mas abandonou o ensino para dedicar-se à produção própria, e logo foi reconhecido com um mstre, organizando em 1858 uma grande exposição que atraiu a atenção nacional. Em 1859 viajou para o oeste, onde realizou inúmeros estudos do natural, que em seu retorno, instalado em um amplo atelier em Nova Iorque, se transformaram em obras finalizadas. Ele visitaria as regiões do oeste várias vezes em sua vida, em busca da inspiração que os cenários majestosos das montanhas ofereciam, e fotografias lhe foram de grande ajuda para compor os quadros em seu atelier.

Vendia suas obras por elevadas somas, mas não era muito bem considerado entre seus colegas pintores e entre a crítica. Suas composições de grandes formatos ofuscavam as demais participantes nos salões quando expostas lado a lado, e seu uso da cor e luz era tido por exagerado, embora esta característica seja típica do Romantismo que era uma tendência geral e que orientou sua produção. Apesar disso durante pelo menos dez anos teve um público garantido e foi um autor prolífico, deixando mais de 500 obras registradas, embora este número possa ter chegado a 4 mil.


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Looking Down Yosemite Valley





Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Bierstadt
 
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Old Faithful


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On the Saco


Casou com Rosalie Ludlow e construiu uma mansão onde vivia em grande estilo, viajando pela Europa e freqüentendo as elites européias, ao mesmo tempo em que suas pinturas começavam a circular além das fronteiras estadunidenses e atigiam os mais altos preços do mercado de arte de seu país. Mesmo vivendo principescamente e realizando suas exposições de modo espetaculoso, não deixava de participar em numerosas organizações filantrópicas.

Com a progresiva mudança no estilo e gosto gerais, sua arte começou a perder espaço, e a partir de 1880 sua reputação já tinha decaido substancialmente. Então sofreu novos revéses no incêndio de seu palacete em 1882 e na morte de sua esposa no ano seguite. Mesmo assim, nem seu temperamente sociável nem sua produção foram grandemente afetados. Em 1889 sua obra The Last of the Buffalo foi recusada por unanimidade na Exposição Universal de Paris, e considerou-se que sua carreira estava acabada.

Faleceu subitamente em 1902, em meio a dificuldades financeiras, recebendo quase nenhuma atenção dos conhecedores ou do público, que já o haviam esquecido. William Howe Downes, entretanto, assinalou que suas obras continuavam tão boas como sempre tinham sido, apenas os gostos haviam mudado.
 
Legado

Bierstadt hoje é tido com um típico exemplo dos ideais que moviam o progresso norteamericano em sua época: por um lado era um imigrante pobre que tinha conseguido fazer fama e fortuna em um país novo e desafiador, espelhando a idéia muito cara aos norteamericanos do self-made-man, e por outro os grandes formatos e o tratamento épico de alto vôo que dava aos cenários magnificentes logo foram reconhecidos como a expressão visual da noção de Destino Manifesto que correu o país no século XIX durante a Guerra Civil Americana, um sentimento de que o povo americano havia nascido para dominar e organizar aquele vasto continente e mesmo além das suas fronteiras, e esse sentimento se confirmou no seu sucesso comercial entre os mecenas e o público, que em sua maioria sequer haviam visto com seus próprios olhos aquelas regiões ainda em grande parte inexploradas e que eram transfiguradas em sua imaginação pela obra do artista. Em 1867 um crítico escreveu no The Leader urgindo o público para que acorresse à exposição da tela The Domes of the Yosemite pois "saberiam que o mundo está progredindo e que os americanos são um grande povo".

Atualmente sua reputação foi restaurada, e suas obras, quando raramente entram no mercado, atingem de novo altas somas, e sua produção figura nos principais museus norteamericanos e de outros países.


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Albert Bierstadt
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Galeria

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North Fork of the Platte Nebraska


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Mount Hood
 
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Pugest Sount on the Pacific Coast


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Storm in the Rocky Mountains
 
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Sunlight and Shadow


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The Domes of the Yosemite
 
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Falls of Niagara from Below


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Among the Sierra Nevada Mountains
 
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Campfire Site Yosemite


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Autumn Woods
 
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In Western Mountains


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Paisagem