•  
     

Afinal, Como Ter um Site de Sucesso?

O.k., seguindo nossas dicas você montou o seu próprio site, arrasou na divulgação mas, mesmo assim, você não consegue ter sucesso com ele. O que há de errado?

Isso é muito comum de ocorrer, muito mais do que você imagina. Muita gente pensa que é só ter uma campanha de divulgação arrasadora para que o seu site seja um mega sucesso. Mas não é bem por aí. Se o seu site for ruim, as pessoas que o visitaram simplesmente não irão retornar. Nesse caso, parando a divulgação, o número de visitantes cairá, ao passo que em sites realmente bons, mesmo parando a divulgação, o número de visitas se mantém, já que os visitantes irão retornar ao site espontaneamente.

Então, tão importante quanto conseguir atrair novos visitantes, é conseguir mantê-los. Para isso, você precisa ter um bom site. Mas o que é ter um bom site?

Um bom site não é aquele que apresenta as últimas novidades tecnológicas em recursos cibernéticos, mas sim aquele que mostra, com clareza, aquilo que o usuário procura. Nada pior do que um site confuso, difícil de navegar e onde as pessoas demoram a achar o que procuram.

Por isso, costumamos enfatizar o fato de um site ser, antes de tudo, uma peça de comunicação visual. Não adianta nada o seu site ter um excelente conteúdo, mas ser confuso, difícil de achar as coisas dentro dele, com páginas gigantescas, fotos desnecessárias e com layout que dificulte a leitura (por exemplo, letras roxas em fundo preto). Afinal de contas, o objetivo de um site na Internet é facilitar a vida do visitante e promover um bem-estar que faça com que ele volte a visitá-lo.

Da mesma forma, não adianta nada ter um site leve, bem feito, facílimo de navegar, mas sem qualquer conteúdo (fica parecendo um restaurante bonito, limpo, aconchegante, mas sem comida e, por isso, vive às moscas).

A triste realidade é que a maioria dos sites na Internet se encontram em uma dessas duas situações.

A chave para o sucesso é exclusividade. O que um visitante espera encontrar em um site na Internet é um conteúdo exclusivo, que ele só possa encontrar naquele site. Ou seja, o seu site tem de ter um conteúdo exclusivo, único, e que as pessoas só possam encontrar esse conteúdo visitando o seu site. Assim você fará a diferença dentro de tantos outros sites.

Muitas pessoas, na ânsia de criarem conteúdo para os seus sites, acabam copiando o conteúdo de outros sites. Primeiro, a cópia não autorizada é crime e, por isso, você não deve e nem pode sair copiando o conteúdo de qualquer site que seja para colocar em seu site. Segundo, mesmo que você consiga uma autorização por escrito para utilizar textos pertencentes a terceiros em seu site, abra o olho: melhor ter menos conteúdo - porém exclusivo -, do que ter um site cheio de textos que as pessoas já leram em outro lugar qualquer. Esse clima de "de-já-vù" é terrível e com certeza afugenta os seus visitantes.

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/452