•  
     

Adsense: A posição do anúncio no código HTML importa

São muitos os usuários de Google Adsense que o utilizam com êxito para rentabilizar sua página web. Adsense é um programa pelo qual se pode colocar os anúncios de Google em nossa página web. Temos informações sobre Adsense em outros artigos de CriarWeb.com. Por exemplo:

Colocar os anúncios de Adsense em uma página web é muito simples e se pode fazer em minutos, o que não é tão fácil é otimizar seu estilo e posição para que os resultados melhorem e com eles, as rendas. Neste artigo, vamos comentar sobre a melhor posição que devem ter os diferentes blocos de anúncios dentro do código fonte da página.

Digamos primeiro que o lugar onde aparecem os anúncios no design da página é importante. Visto que um anúncio que aparece na parte de cima da página, por regra geral, será clicado mais vezes do que um que apareça na parte debaixo. Também costuma melhorar os resultados dos banners que aparecem mais à direita que à esquerda, embora também dependerão de muitos outros fatores. Porém, isto não é o que queremos comentar neste artigo, e sim, a posição dos anúncios dentro do código fonte HTML da página, não a posição na que aparecem logo no desenho que o visitante vê.

Dadas as características de Google Adsense, os anúncios que aparecem primeiro dão mais rendas que os que aparecem em lugares posteriores. Isto é assim porque cada anunciante decide o que quer pagar por clique e então Adsense posiciona primeiro os anúncios que mais pagam por clique para que se clique mais facilmente e se maximizem as rendas. Sendo assim, se tivermos vários blocos de anúncios em uma página, os que aparecem primeiro no código HTML da página pagarão mais que os que aparecem mais adiante.

Então, que blocos de anúncios temos que colocar primeiro no código HTML? Pois os que pensamos que se clicarão mais vezes, porque assim os anúncios onde se façam mais cliques serão os que mais pagarão por esses cliques. Há um valor chamado CTR que é o ratio de cliques que têm os blocos de anúncios. Nas estatísticas de Adsense se pode ver o CTR de nossos blocos de anúncios. Quanto maior CTR significa que os anúncios se clicam uma porcentagem maior de vezes. Então, para saber com certeza que anúncios se fazem clique com mais freqüência, simplesmente temos que ver o CTR.

A conclusão seria: devemos colocar primeiro no código HTML os anúncios que tiverem maior CTR.

Para saber o CTR separadamente de cada bloco de anúncios que tivermos na página é indispensável manejar diferentes critérios de seguimento. Com os critérios de seguimento podemos obter estatísticas detalhadas de cada tipo de bloco de anúncios, o que oferece uma informação valiosa para ajustar as características e posições dos anúncios e melhorar as rendas. De modo que o bom seria ter um critério distinto para cada bloco de anúncios, assim poderemos saber que bloco tem o CTR mais elevado para tentar colocá-lo antes no código fonte da página.

A pergunta que se pode fazer um desenvolvedor agora é: como coloco um bloco de anúncios antes que outro na página? Porque é possível que, dada a programação da página, apareça antes no código um bloco de anúncios que tem um CTR menor.

A resposta a esta pergunta depende de como tivermos construído a página. Se utilizamos construção por tabelas, pouco podemos fazer para variar a ordem de aparecimento dos elementos da página, visto que as tabelas são um pouco rígidas e não permitem uma colocação diferentes que por filas e colunas de baixo para cima e da esquerda a direita. Porém, se utilizamos construção por camadas e CSS sim que temos a oportunidade de colocar elementos antes no código da página e que estes apareçam antes no design.

Em CriarWeb.com temos diversos artigos para explicar a construção de páginas web por meio de camadas, que seriam de interessante leitura para aprender a colocar elementos na página no lugar que desejarmos, independentemente de onde ficarem no código do web. Pode-se encontrar informação e referências na FAQ Construir por tabelas ou com camadas

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/adsense ... porta.html