•  
     

Ache tudo que quiser na internet com o Google

Ache tudo que quiser na internet com o Google

A Internet é um universo. E para entrar nesse universo você precisa de uma nave em que possa ter acesso à todos os caminhos possíveis e, com o tempo, ir conhecendo e se maravilhando com tudo isso que está a sua disposição. Você aqui pode clonar-se e viver uma segunda vida, pode conhecer o mundo todo com alguns cliques, conhecer novas pessoas, reencontrar as antigas. Resumindo, na internet você tem infinitas possibilidades para trabalhar, divertir-se, estudar, entreter, aprender e muito, muito mais.

Se você está entrando agora nesse universo, já deve ter ouvido pelo menos falar do Google. Nome estranho né? Mas não se assuste, Google é o maior, mais poderoso e famoso buscador da internet, praticamente tudo que está na internet é possível encontrar dentro dele em menos de 1 segundo.

Para começar, um pouco de história:

O serviço foi criado pelos estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996 e surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações.

A expressão googol surgiu de um fato curioso: O matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por “googol”.

O Google atualiza sua base de informações diariamente. Existe o Crawler Googlebot, um “robô” do Google que busca por informações novas em tudo o que for site. Cerca de aproximadamente 4 dias depois de uma matéria ser publicada em um site já é possível encontrá-la no Google. Outros mecanismos de busca também possuem crawlers, mas eles não são tão eficientes em termos de atualização e de classificação de informações.

Aí você me pergunta: O que é possível procurar no Google?

Lá vai: Blogs, livros, finanças, patentes, vídeos, lojas, pessoas, empresas, mapas, celulares, notícias, jornais, artigos acadêmicos, programas, grupos, e-mails, documentos, jogos, pesquisas escolares e muito mais.

Dicas Principais

As procuras no Google não são sensíveis a Maiúsculas e minúsculas. Todas as palavras, independentemente da forma como sejam escritas, serão entendidas como minúsculas.

Páginas Específicas: Existe uma maneira de você procurar determinados assuntos, digitando a palavra-chave que você quer pesquisar, depois do endereço do google, como por exemplo, http://www.google.com.br/linux ou http://www.google.com.br/firefox , http://www.google.com.br/news. Isso não se aplica para qualquer palavra.

Excluindo palavras: Você pode excluir uma palavra de sua busca pondo um sinal negativo (”-”) imediatamente na frente do termo que você quer evitar. (Certifique-se de incluir um espaço antes do sinal negativo).

Pesquisar por Categoria: O diretório do Google (localizado em directory.google.com) oferece uma maneira de refinar a sua busca por um tópico particular. Por exemplo, procurar por Saturn na categoria Ciência > Astronomia do diretório Google retorna apenas páginas sobre Saturno, o planeta. Não retorna páginas sobre Saturno, o carro, o sistema de jogos, ou outros significados da palavra.

Eliminar conteúdo adulto dos resultados de pesquisa: O filtro do Google elimina os sites que contém conteúdo pornográfico e de sexo explícito dos seus resultados de pesquisa. Embora nenhum filtro seja 100% preciso, o SafeSearch utiliza uma tecnologia patenteada avançada que verifica palavras-chave e frases, endereços web e categorias. Para ativar este filtro, clique aqui e selecione a opção Usar filtro restrito que aparece à direita da opção Filtragem SafeSearch. Clique no botão Salvar preferências ao sair.

Como visualizar a lista de pesquisas anteriores do Google: Suas pesquisas são salvas pelo navegador, e não pelo Google. Basta pressionar as teclas “Ctrl + H” para visualizar o histórico de suas pesquisas.

O que é Google Acadêmico: Abrange artigos revisados por especialistas, teses, livros, resumos e outras publicações acadêmicas de todas as áreas gerais de pesquisa. Você encontra publicações de diversas editoras acadêmicas e organizações profissionais, assim como todos os artigos acadêmicos disponíveis na web.

Como fazer uma pesquisa por título: Digite o título do artigo entre aspas: “Como alterar meu papel de parede”. O Google Acadêmico encontrará automaticamente o artigo, assim como outras publicações que o mencionem.

Como achar um autor específico: Digite o nome do autor entre aspas: “Junior Lins”. Se encontrar muitos artigos que mencionam o autor, use o operador de pesquisa “autor:” Para procurar um autor específico. Por exemplo, você pode tentar usar [autor:"paulo coelho"] ou [autor:"p coelho"].

Caso você deseje refinar sua pesquisa com muitas variáveis, acesse a Pesquisa Avançada e coloque quantos detalhes quiser para um resultado mais preciso.

Recursos do Google

Um dos recursos mais interessantes do Google é o “Em Cache”. Ele armazena quase todas as páginas rastreadas e permite que esse conteúdo seja acessado mesmo quando o site original não está no ar. Por exemplo: suponha que você fez uma pesquisa e ao clicar em uma ligação que aparece na página de resultados você constatou que aquela página não existe mais. Se você clicar em “Em cache”, um link que fica junto a cada item disponibilizado na página de resultados, você acessará uma cópia daquela página que está armazenada no Google.

Google News - Coletânea das manchetes e notícias dos principais jornais do Brasil e do Mundo.

Orkut - Site de relacionamentos.

YouTube - Maior site de vídeos gratuito na internet. Qualquer pessoa pode enviar e assistir os vídeos disponibilizados pelo site.

Gmail - Serviço de e-mail extremamente fácil de usar e muito rápido, com enorme capacidade de armazenamento.

Google Talk - Comunicador instantâneo e de voip, para transferência de mensagens e voz entre os usuários.

Froogle - Permite fazer buscas de produtos e comparação de preços. (Disponível apenas nos EUA)

Google Earth - Programa que apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de fotografias de satélites de todas as partes do mundo.

Maps - Permite fazer buscas de ruas, avenidas, cidades e qualquer outro tipo de endereço de qualquer lugar do mundo, exibindo seu CEP e demais informações e permitindo traçar a melhor rota de um ponto ao outro.

Tradutor - Além de traduzir páginas em outros idiomas para inglês e português através de um link nos resultados de busca, é possível traduzir palavras e frases através desta ferramenta.

Pesquisa de Imagens: A pesquisa de Imagens do Google é a de mais fácil compreensão da Internet, com mais de 390 milhões de imagens indexadas e disponíveis para visualização. Para utilizar este recurso, clique aqui e insira os termos de pesquisa na caixa de pesquisa de imagens.

Páginas Semelhantes: Faça uma busca qualquer no Google a aparecerá o link “Páginas Semelhantes” no resultado, clicando nele o Google vasculha automaticamente a web atrás de páginas que estão relacionadas a este resultado.

Cálculos: Fazer cálculos no Google é simples. Ele consegue realizar desde operações básicas até as mais complexas. Basta digitar o tipo de cálculo desejado. Veja a lista:

5 ^ 3 —> faz 5 elevado a 3 (53)
sin(45 degrees) —> faz o seno de 45 ?
tan(45 degrees) —> faz a tangente de 45 ?
cos(45 degrees) —> faz o cosseno de 45 ?
sqrt (90) —> faz a raiz quadrada de 90
ln (13) —> faz ologaritmo base de 13
log (1,000) —> faz o logaritmo base 10
50! —> faz o fatorial de 50
4th root of 64 —> faz o cálculo da quarta raiz de 64 ??
Conversão: Com comandos simpels direto no buscador ele faz conversões das mais variadas. Exemplos:

50 miles in km
Faz 50 milhas em quilômetros
10 kg in lb
Faz 10 quilos em libras
30 cm in ft
Faz 30 centímetros em pés
VI in arabic numerals
Transforma VI em número arábico (o que utilizamos hoje em dia)
2004 in roman numerals
Transforma 2004 em números romanos
9 hours in minutes
Transforma 9 horas em minutos
365 days in hours
Transforma 365 dias em horas
Em todos os casos, é possível que você faça as operações de modo contrário. E há outras conversões. Basta saber os nomes das medidas em inglês e experimentar no Google.

Estou com sorte: Com o botão “Estou com sorte” você é automaticamente conduzido à primeira página Web que o Google devolveu para a sua pesquisa. Você não verá quaisquer outros resultados de pesquisa. Uma pesquisa do tipo “Estou com sorte™” significa menos tempo à procura de páginas e mais tempo para as explorar. Por exemplo, para encontrar a página da Universidade de Stanford, digite simplesmente Stanford na caixa de pesquisa e clique no botão “Estou com sorte™”. O Google irá levá-lo automaticamente para “www.stanford.edu”, a página oficial dessa Universidade.

Buscas por sistema operacional: O Google tem páginas para sistemas operacionais. Assim, se você é usuário de Linux ou Mac, por exemplo, poderá buscar assuntos específicos para esses sistemas. Veja lista de páginas:

Google para Palm
Google para Linux
Google para Mac
Google para Windows
Google para FreeBSD
Curiosidades

O Google também é capaz de encontrar a resposta para a pergunta que assola a humanidade. Basta que se pesquise pelo seguinte verbete: “A resposta para a vida, o universo e tudo mais”. Você irá encontrar a clássica resposta da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.

A 11ª edição do dicionário em inglês Merriam-Webster’s Collegiate Dictionary passou a classificar a palavra “google” como um verbo transitivo cujo passado é “googled”. Segundo a definição, Google significa “usar a ferramenta de buscas Google para obter informações na world wide web”.

Considerações Finais

O que você acaba de ver ainda não resume o Google, hoje a empresa de marca mais valiosa do planeta, e contando com centenas de serviços diferentes. Mas já é suficiente para você achar com rapidez e eficiência o que estiver procurando e ainda utilizar vários outros serviços interessantes. Para ver uma lista completa dos serviços do Google no Brasil, clique aqui. E boas buscas!

Fonte: http://www.shablemga.com/2008/04/26/ach ... -o-google/
 
carro com divida