•  

A Verdade sobre Maria

Autor : Prof. Paulo Cristiano Publicado em : Segunda, 30/04/2007

Leia isto primeiro

A propósito do livro "Irmãos de Jesus e filhos de Maria", de autoria do Pe. Paulo Horneaux de Moura Filho onde ele defende a posição Católica a respeito da Mãe de Jesus, resolvi escrever este livro, mostrando a concepção bíblica quanto a Maria.

Se você, leitor, for um Católico, gostaria que lesse o livro até o fim, principalmente se você conhece o trabalho do Pe. Paulo, pois assim poderá fazer um julgamento mais profundo, conhecendo "os dois lados da moeda".

Uma certa vez ouvi um adágio mais ou menos assim: "em toda discussão existe sempre a sua versão, a versão do outro e a verdade." Por isso animo-o tentar descobrir a verdade. Até porque, se a posição protestante-evangélica for a errada, você terá mais segurança no que crê.

Ao final do livro coloquei um apêndice com todos os versículos bíblicos importantes, para, caso você não esteja com uma Bíblia em mãos, possa consultar a referência sem maiores dificuldades. Lembre-se, devemos sempre fazer como os cristãos de Beréia em At 17.10-11 "E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim (grifo acresc.).

Em nenhum momento meu desejo é ofender a fé de ninguém. Procurei ser o mais simples possível e, se em algum momento uma palavra do livro lhe parecer rude, por favor queira me perdoar.

Que Deus possa nos abençoar e que a cada dia "conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra." - Os 6.3.

Conclusão:

Encontramos três classes de pessoas: pessoa humana; pessoa angelical; pessoa divina. A classe de pessoa humana é formada por cerca de 6 bilhões de seres humanos ( esta é a estimativa da população da terra hoje ). A classe de pessoa angelical é formada por "miríades de anjos" ( Hb 12.22 ) Veja ainda Ap 5.11 "E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares". No entanto, a classe de pessoa divina é formada por três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Agora poderemos esclarecer ainda outro detalhe: a questão da divindade. Seriam três deuses, já que provamos serem três pessoas distintas ? As características para uma pessoa ser considerada divina são: Onisciência ( ter todo o conhecimento, do passado, presente e futuro), Onipresença ( estar presente em todo lugar ao mesmo tempo ) e Onipotência ( possuir todo o poder ) e ainda a Eternidade (nunca ter tido princípio nem terá fim ). Mais uma vez, para não ser extenso, não vamos detalhar sobre a pessoa do Pai. Vamos nos deter na pessoa do Filho e do Espírito.

Com isso chegamos finalmente à conclusão final: o Deus dos cristãos é formado por três pessoas divinas. Esta conclusão é importante pois somente estas três são divinos. Ninguém mais é.

A despeito de serem três pessoas, não são três deuses. A dificuldade está no fato de, talvez, usarmos a palavra Deus quando nos referimos ao Pai e também quando nos referimos às pessoas da Trindade. Mas quando olhamos para exemplos humanos, o entendimento fica mais fácil.

Quantos governos de nível federal o país tem? Apenas um. O Brasil só tem um governo federal, no entanto ele é formado por vários homens. Um presidente, vários ministros, etc. Entretanto, é comum nos referirmos ao presidente como o governo. Ex.: O governo está aumentando impostos. Quando vemos um casal e seus filhos ( um ou mais ) dizemos que eles são uma família, a despeito de serem, no mínimo, três pessoas diferentes.

A natureza nos fornece um exemplo bastante claro. A água, formada pelos elementos químicos hidrogênio e oxigênio ( H2O ) se apresenta em três estados: líquido, gasoso e sólido. A essência é única, mas podemos ver três estados distintos. Por último, a palavra pai se refere ao homem que tem filhos. Mas a palavra pais, tanto pode ser o plural de pai como estar se referindo ao homem e a mulher que tiveram um filho.

Quando dirijo ao Pai com a palavra Deus, é como se estivesse falando do meu pai.

Quando me dirijo à Trindade, ou a uma das outras duas pessoas dela, seria como se eu falasse: meus pais são uma bênção ( ou seja, minha mãe e meu pai juntos ).Idolatria

A definição mais singela para idolatria é: colocar no lugar de Deus qualquer outra coisa.

fonte:Autor : Prof. Paulo Cristiano

Até que enfim um bom texto.Sem ofensas,com respeito.Respeito a opinião do autor prof. Paulo,mas gostaria que ele citasse ao menos uma fonte católica(escrita,falada,filmada,testemunhada) que provasse que os católicos tem Maria como Deus,ou a coloquem no lugar de Deus.Sobre se Maria teve outros filhos além de Jesus,eu já provei que não com texto meu com base bíblica enviado ao Fidei Depositiumhttp://catolicismo.wordpress.com/ e coloco o texto novamente pra que seja estudado.>>>> Jesus teve irmãos? >>>> Segundo os protestantes sim.Mas leia este texto e veja se eles tem
razão. São indicados:Tiago,José,Judas e Simão: Mc cap.6,3.
Não se trata, porém de irmãos no sentido estrito,filhos dos
mesmos pais. Os evangelistas afirmam que Jesus foi filho único da
virgem Maria:Jo 19,26. Nem há motivo para supor que São José
tivesse outros filhos de um matrimônio anterior. Por outro lado , a
palavra ¨primo¨não existe nem no hebraico nem no aramaico. Os
ïrmãos¨de Jesus tinham outra mãe que não Maria
Santíssima. São Mateus em 27,56 menciona, entre as mulheres
presentes à crucificação de Cristo, Maria ,mãe de Tiago e
José. Essa Maria era esposa de Cleófas, conforme Jo 19,25 >
Provavelmente se trata de uma irmã de Maria, mãe de Jesus.
Portanto, Maria e seu esposo Cleófas eram os pais de Tiago e de
José. Eles tinham ainda outro filho por nome Judas, que em sua
primeira epístola se diz irmão de Tiago. Este Tiago só pode ser
filho de Cleófas, pois o outro Tiago era irmão de São João
evangelista, que era filho de Zebedeu. Resta Simão. Egesipo o dá
também como filho de Cleófas. Não constam seus pais. Tenha-se
em conta que Nossa Senhora é chamada de ¨mãe de Jesus¨e
nunca ¨mãe dos irmãos de Jesus¨. Se Maria tivesse algum
outro filho, Jesus não a teria confiado a João filho de Zebedeu. A
família de Nazaré aparece apenas com três pessoas: Jesus,Maria
e José. Aos doze anos, Jesus vai ao templo exclusivamente com Maria e
José.Portanto Jesus era filho primogênito e unigênito de Maria.
Este texto foi baseado no índice doutrinal da Bíblia Ave Maria.
Abçs e paz a todos!

os propio catolico e a igreja, que colocar a Maria, entre a trindade, e jamais ela vai entra olhando ´bíblia por tudo de vocês é maria pra lá, maria pra ca,se esqueci do principal de tudo quer é JESUS, VCS SEMPRE ESTA COLOCANDO MARIA NA FRENTE DE TUDO, ATE NO TERÇO DE VCS SÃO 300 +OU - EU NAÕ SEI, MARIA UM PAI NOSSO E JESUS FICA
A ONDE,

saulo-moises Escreveu:os propio catolico e a igreja, que colocar a Maria, entre a trindade, e jamais ela vai entra olhando ´bíblia por tudo de vocês é maria pra lá, maria pra ca,se esqueci do principal de tudo quer é JESUS, VCS SEMPRE ESTA COLOCANDO MARIA NA FRENTE DE TUDO, ATE NO TERÇO DE VCS SÃO 300 +OU - EU NAÕ SEI, MARIA UM PAI NOSSO E JESUS FICA
A ONDE,

Com vc nem discuto isso mais,vcs acham que nós idolatramos Maria mãe de Jesus e se esquecem que voçês fazem coisa pior que é a pastolatria(adorar,temer,venerar,adimirar pastores como RR Soares,Edir Macedo,Silas Malafaia,Davi Miranda,Bispo Hernandes,Bispa Sônia,Valdemiro Santiago e outros tantos menos famosos e.....)