•  
     

A união faz a força! MSN, Gtalk, Yahoo Messenger, ICQ e AIM

Fale pelos cotovelos e utilize apenas um programa. Duas opções de softwares para juntar suas contas e contatos

A quantidade de opções de comunicadores instantâneos é enorme e, com certeza, você utiliza no mínimo um deles. O mais popular, pelo menos no Brasil, é o MSN e isso pode ser comprovado pelo número de downloads do mensageiro da Microsoft aqui no Baixaki.

Assim como o número de downloads dos mensageiros é grande, o número de pessoas que usa mais de um deles também é significativo. Por exemplo, há pessoas que usam o MSN para conversas dentro do ambiente de trabalho e o Yahoo Messenger ou ICQ enquanto está em casa nos momentos de lazer.

Como você usa vários aplicativos semelhantes, que tal unificá-los e utilizar apenas um programa para acessar suas contas e bater o maior papo enquanto trabalha ou está em casa? Neste artigo vamos mostrar duas opções de aplicativos para você falar pelos cotovelos sem se preocupar em instalar cada um dos mensageiros que utiliza.

Imagem

Miranda: O pequeno notável


Assim como a Carmen Miranda era chamada de “A Pequena Notável” por ser baixinha e possuir um grande talento, o primeiro programa que vamos falar é semelhante à Carmen por causa do nome, tamanho e competência. O Miranda IM é um aplicativo leve, mas muito eficiente.

A vantagem de usar um aplicativo que reúna suas contas é pelo fato de ser possível poupar espaço no HD do seu computador, pois ao invés de ter, por exemplo, quatro comunicadores você só precisa ter um com apenas 1,46 MB. Quem utiliza mensageiros como ferramentas de trabalho, sabe que elas precisam funcionar perfeitamente, mas também não podem prejudicar o funcionamento de outros aplicativos.

Imagem

Só para ilustrar, quando você utiliza o MSN consome aproximadamente 50 MB de memória RAM. Caso utilize o Miranda, mesmo rodando o MSN, Yahoo Messenger e Gtalk simultaneamente, não irá consumir mais do que 15 MB de memória RAM. Assim sendo, Miranda é indicado para quem precisa do máximo desempenho do PC e não se preocupa com a beleza do aplicativo.

Interface modesta


Por ser extremamente leve, o Miranda acaba deixando muito a desejar na aparência e funções extras, ou seja, é possível só trocar mensagens com seus contatos. Obviamente quem utiliza um comunicador instantâneo para trocar mensagens e não precisa de mais nenhuma ferramenta, o Miranda é uma ótima opção, pois quem adora falar, falar e falar não vai se preocupar com a aparência do programa.

Imagem

Configuração

Como ele é extremamente simples de usar, não é na hora da configuração que o Miranda vai complicar as coisas. Ao instalar o aplicativo é necessário configurar quais mensageiros vai utilizar e este passo é definido logo na instalação. Depois de instalado é necessário inserir seus dados das contas dos respectivos comunicadores, para isso, clique na coroa vermelha, símbolo do programa e, em seguida, “Options/All Modules”. Escolha por qual mensageiro quer começar a configuração e insira seu login e senha.

Imagem

Troca rápida

Assim que terminar de logar, os símbolos dos comunicadores ativos ficam disponíveis na parte de baixo da tela

Instan-t Desktop: O moderno faz-tudo

O Instan-t Desktop é outra alternativa de aplicativo para reunir todos os seus contatos do MSN, Yahoo Messenger, Gtalk e ICQ em um só lugar. Basicamente, ele possui a mesma função do Miranda: agrupar os principais mensageiros instantâneos em um só lugar, mas a semelhança pára por aí, pois com o Instan-t Desktop é possível fazer muito mais.

Imagem

Pequeno notável x Moderno faz-tudo

A primeira diferença entre os dois aplicativos tratados neste artigo pode ser percebida assim que você abre o Instan-t Desktop. A aparência dos dois é muito diferente e, como esta é a primeira impressão, justamente é a que fica. Há duas opções de skins, mas vale salientar que o Miranda também suporta alterações de interface. A semelhança com o MSN é enorme, portanto quem utiliza este mensageiro não encontra dificuldades em localizar suas ferramentas.

Imagem

Além disso, com Instan-t Desktop é possível interagir com seus contatos através de conversas de voz e vídeo, enviar arquivos, iniciar um bate-papo entre os seus contatos e mais algumas ferramentas. Outra vantagem frente ao Miranda é a possibilidade de enviar emoticons e, desta maneira deixar suas conversas mais animadas.

Mais pesado

Como o Instan-t Desktop oferece mais ferramentas aos seus usuários, é natural que ele seja mais pesado que o rival. O tamanho do seu download é de 8,45 MB, o que não chega a ser uma grande diferença.

Imagem

Faça sua escolha

Sem dúvida, ambos são bons aplicativos e que cumprem o que prometem. Se você escolher qualquer uma das opções, com certeza, sempre vai poder contar com um aplicativo estável e pronto para usar. Mas antes de definir qual é o melhor, pense no que você precisa: um mensageiro completo ou um que execute poucas funções com perfeição.

Fonte: http://baixaki.ig.com.br/info/960-a-uni ... ograma.htm