•  
     

A respeito dos santos e imagens, segundo a BÍblia

O Último Aviso
Mensagens: 3
Registado: 10 abr 2009 20:58
Versículos retirados da Bíblia Sagrada Católica

Mc3:31-35 Chegaram a mãe e os irmãos de Jesus; ficaram ao lado de fora e mandaram chamá-lo: Havia uma multidão sentada ao redor de Jesus. Então lhe disseram: “Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram.” Jesus perguntou: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” Então Jesus olhou para as pessoas que estavam sentadas ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”
Hab2:19 Ai de quem fala a um pedaço de madeira: ‘Acorde!’ E à pedra muda: ‘Desperte!’ Pode o ídolo ensinar? Veja! Está coberto de ouro e prata, mas dentro dele não há nenhum sopro de vida.
Sl115:3-8 O nosso Deus está no céu, e faz tudo o que deseja. Os ídolos deles são prata e ouro, obras de mãos humanas: têm boca e não falam, têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem, têm nariz e não cheiram; têm mãos e não tocam, têm pés e não andam, sua garganta não tem voz. Aqueles que os fazem ficam como eles, todos aqueles que neles confiam!
Jr10:5;14-15 Os ídolos são como espantalho numa plantação de pepinos: não sabem falar e precisam ser carregados, porque também não sabem andar.
Ex20:3-6 Não tenhas outros deuses diante de mim. Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão embaixo da terra. Não se proste diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; mas quando guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações.
Mq5:12 Destruirei as imagens dos deuses e os monumentos pagãos que existem no meio de você. E você nunca mais vai adorar a obra de suas próprias mãos.
Jr22:8-9 Muitas nações atravessarão essa cidade, e as pessoas perguntarão umas às outras: “Por que Javé tratou assim essa grande cidade?” E responderão: “Foi porque eles abandonaram a aliança de Javé seu Deus, e adoraram outros deuses e os serviram”.
1Rs9:8-9 Eles vão assobiar e dizer: ‘Por que Javé fez isso com essa terra e esse templo?’ E responderão: ‘Foi porque eles abandonaram Javé seu Deus, que tirou seus antepassados da terra do Egito. Eles aderiram a outros deuses, prostando-se diante deles e servindo-os. Foi por isso que Javé mandou sobre eles toda essa desgraça’.
Lv26:1 Não façam ídolos nem levantem imagens esculpidas ou estelas, e não coloquem no país de vocês pedras trabalhadas, para se inclinar diante delas, porque eu sou Javé, o Deus de vocês.
Dt4:23-31 Prestem atenção em si mesmos: não se esqueçam da aliança que Javé seu Deus concluiu com vocês, e não façam imagem esculpida nenhuma, de coisa alguma que Javé seu Deus lhe proibiu, Porque Javé seu Deus é um fogo devorador. Ele é um Deus ciumento. Quando tiverem gerado filhos e netos e envelhecerem da terra, se vocês se corromperem fazendo alguma imagem esculpida, praticando assim o que Javé seu Deus reprova e o irritando, eu tomo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Vocês serão logo e completamente exterminados da face da terra, da qual vão tomar posse ao atravessar o Jordão. Vocês não prolongarão seus dias sobre ela, pois serão completamente aniquilados. Javé os espalhará entre os povos, e apenas um pequeno número restará de vocês no meio das nações, para onde Javé os tiver conduzido. Aí vocês servirão a deuses feitos por mão humanas, deuses de madeira e de pedra, que não podem ver nem ouvir, nem comer nem cheirar. De lá, então, você buscará Javé seu Deus e, se o procurar com todo o coração e com toda a alma, você o encontrará. Com o passar dos anos, todas essas coisas atingirão você. Mas você se voltará para Javé seu Deus e obedecerá à voz dele, porque Javé seu Deus é um Deus misericordioso: ele não vai abandonar e destruir você, pois nunca se esquecerá da aliança que concluiu com seus antepassados por meio de juramento.
Is44:9;17-18; 20 Os fabricantes de estátuas são todos uns nada e suas coisas preferidas não têm valor. Seus devotos nada vêem nem conhecem, por isso acabam sendo enganados. Depois, com o resto ele faz um deus, uma imagem esculpida. Em seguida, ajoelha-se diante dela e faz uma oração, dizendo: “Salva-me porque tu és o meu deus”. Eles não sabem e não entendem, porque seus olhos estão grudados para não ver, e sua inteligência não pode mais compreender. Esse homem se alimenta de cinza. Sua mente enganada o iludiu, de modo que ele não consegue salvar a própria vida e nem é capaz de dizer: “Não será mentira isso que tenho nas mãos?”
Lv19:4 Não recorra aos ídolos, nem façam deuses de metal derretido. Eu sou Javé, o Deus de vocês.
Jo4:23-24 Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.
1Tm2:4-6 Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou para resgatar a todos.
1Rs14:9 Você se comportou de modo pior dos que reinaram antes de você. E até chegou a fazer para você outros deuses, imagens fundidas, para me irritar, e voltou as costas para mim.
1Cor10:14-17 Por isso, amados, fujam da idolatria. Julguem vocês mesmos o que estou dizendo. O cálice da bênção que nós abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? E como há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois participamos todos desse único pão.
1Jo5:20-21 Sabemos que o filho de Deus veio e nos deu inteligência para conhecermos o Deus verdadeiro. E nós estamos com o verdadeiro, graças a seu filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a vida eterna. Filhinhos, cuidado com os ídolos...
Is42:8 Eu sou Javé: esse é o meu nome. Não vou dar para outro a minha glória, nem vou ceder minha honra para os ídolos.


Hb10:26-27 De fato, se continuarmos pecando, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifícios que possam tirar nossos pecados. Fica apenas uma terrível espera do julgamento e o ardor de um fogo para devorar os rebeldes.
 
Avatar do Utilizador
Dommarco
Membro
Membro
Mensagens: 178
Registado: 20 ago 2008 00:01
Vc sabe o que é Latria, Dulia e Hiperdulia?
 
O Último Aviso
Mensagens: 3
Registado: 10 abr 2009 20:58
Dommarco Escreveu:Vc sabe o que é Latria, Dulia e Hiperdulia?





Não pretendo discutir religião, somente relembrar o q está escrito na bíblia. Mas já q perguntou...

-Os que defendem o culto a Maria fazem um jogo de palavras com latria, dulia e hiperdulia, dizendo que adoram somente a Deus (latria), mas somente dão culto aos santos (dulia) e culto a Maria (hiperdulia).
-Levando em conta Mt 4.10, percebe-se facilmente o que Jesus disse. "Ao Senhor teu Deus adorarás (proskunéo) e só a ele servirás (latria)".
-Em Mateus 6.24, conforme posto acima, Jesus fala que ninguém pode servir (dulia) a dois senhores. Ou serve (dulia) a Deus, ou serve (dulia) a Mamom.
-Os que defendem o culto a Maria terão que reconhecer, tendo em vista que se serve (dulia) a Deus e juntando o significado de hiperdulia, servir (hiperdulia) a Maria seria prestar algo (serviço) muito maior a Maria do que a Deus.
-A única destas três palavras relacionada a culto é latria, e este deve ser dado somente a Deus (conforme Mt 4.10)
-Em nenhum lugar da Bíblia fala que devemos prestar culto a Maria. A Igreja Católica tem como fonte de autoridade, além da Bíblia, a Tradição e o Magistério. Mas ninguém tem o direito de acrescentar qualquer coisa que seja a Palavra, conforme (Gl 1.6-10, 1 Co 4.6, 2 Jo 1.9).

Sem mais,
e boa reflexão a todos.
 
Avatar do Utilizador
Anderson
Guru Acemprol
Guru Acemprol
Mensagens: 5663
Registado: 11 jun 2008 01:42
E qual a explicação para as pessoas adorarem esses corpos? -> http://www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=1502
 
O Último Aviso
Mensagens: 3
Registado: 10 abr 2009 20:58
Anderson Escreveu:E qual a explicação para as pessoas adorarem esses corpos? -> http://www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=1502


Não considero isso um milagre. Eu considero ciência, é só a utilização do produto adequado. A única novidade disso pra mim é q eu não sabia q tinham corpos considerados santos também conservados ainda, pois eu já sabia q havia muitos outros humanos "comuns" dessa forma...
Mesmo q fôsse um milagre, acho q não é motivo p/ adorá-los. É só compreender o q Deus disse nos versículos citados acima a respeito de exclusividade de adoração.

Se com todos esses versículos de aviso contra a adoração NA BÍBLIA ninguém quer ver, então continuem dando importância a milagres externos (q não vem diretamente de Deus). Pois até se vc por fé num TIJOLO, ele vai te atender, pois os demônios assim o fazem, sabe pra q?! Pra desviar a atenção de exclusividade q Deus exigiu.
 
Avatar do Utilizador
Dommarco
Membro
Membro
Mensagens: 178
Registado: 20 ago 2008 00:01
:) Vc disse que jesus teve irmãos consanguíneos será? Leia este post consulte sua bíblia e responda e prove através da mesma que sim ok? Leia este post: http://www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=8154
 
Avatar do Utilizador
Dommarco
Membro
Membro
Mensagens: 178
Registado: 20 ago 2008 00:01
:) Sobre o culto a Maria, voltemos a Bíblia: São Lucas cap.1 vs 26 a 55>26. No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27. a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
28. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
29. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
33. e o seu reino não terá fim.
34. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?
35. Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37. porque a Deus nenhuma coisa é impossível.
38. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.
39. Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.
40. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
41. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
43. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
44. Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.
45. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!
46. E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,
47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
48. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
49. porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
50. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
51. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
52. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.
53. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
54. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
55. conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. > Note-se que Maria é chamada de cheia de graça e bem-aventurada(esta bem-aventurança seria eterna segundo o versículo 48) nos versículos de 39 a 45 o próprio Espírito Santo através de Isabel proclama Maria mãe do senhor,e diz mais,que ela é bendita entre as mulheres assim como seu filho(o Senhor) e é uma honra recebê-la em casa,logo ela é merecedora de honra (veneração) Isso não sou eu que estou falando e sim o Espírito Santo de Deus através de Isabel(versículo 41>Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.) Portanto Maria segundo São Lucas e o próprio Espírito Santo é mãe do senhor(homen),é cheia de graça,é bendita,é bem-aventurada e é mais que qualquer outro ser humano que tenha existido digna de honra(hiperdulia) e veneração,que é um grande amor mas nunca um amor maior do que o que devemos ter por Deus(latria).
 
Avatar do Utilizador
Dommarco
Membro
Membro
Mensagens: 178
Registado: 20 ago 2008 00:01
Anderson Escreveu:E qual a explicação para as pessoas adorarem esses corpos? -> http://www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=1502

:) Amigo Anderson,as pessoas não adoram estes corpos, mas os tem como relíquias religiosas,como os ossos de José do Egito que no êxodo do povo de Israel foram transladados do Egito para serem sepultados na terra prometida(canaâ).
 
Avatar do Utilizador
Anderson
Guru Acemprol
Guru Acemprol
Mensagens: 5663
Registado: 11 jun 2008 01:42
Aqui numa cidade vizinha a minha, tem uma igreja que dizem que tem um corpo desses e muitas pessoas vão lá pagar promessas para ele
 
Avatar do Utilizador
Dommarco
Membro
Membro
Mensagens: 178
Registado: 20 ago 2008 00:01
Anderson Escreveu:Aqui numa cidade vizinha a minha, tem uma igreja que dizem que tem um corpo desses e muitas pessoas vão lá pagar promessas para ele

Cite o nome da cidade e de quem é o corpo.Muitas pessoas que fazem estas coisas são pessoas simplórias,pra não dizer ignorantes e por isso tomam tal atitude que não é aprovada pela igreja na maioria do casos.

Voltar para “Brasil”

  •  
     

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Yahoo [Bot] e 9 visitantes