•  
     

A respeito dos santos e imagens, segundo a BÍblia

SÃO SEVERINO DOS RAMOS

SAO SEVERINO DOS RAMOS.jpg


Ilustração feita após visita, de bicicleta, ao Santuário de Paudalho, Pernambuco, 1976.

Severino era um rico cidadão Romano que deu os seus bens materiais para os pobres e foi viver no deserto de Egito. Ali ele ficou em um grande conflito em viver sozinho em oração ou atender ao chamado de Deus para evangelizar os descrentes.

Seguiu o chamado de Deus e foi para a Áustria em uma época que era uma estrada por onde passavam muitos invasores bárbaros.

Severino, mais ou menos no ano de 453, conheceu um misterioso e desconhecido homem enviado por Deus para ajudar povo sofredor de Nórdico. Ele não deu nenhuma informação de quem estava por trás dele, mas indicava seu alto posto e pela suas maneiras era um homem de educação, cultura e distinção. Ele aparentava ser um romano africano de Cartago e um conterrâneo de São Agostinho. Atila, rei dos Hunos havia morrido e deixado um legado de destruição, confusão cáos e a terra fértil e boa da Europa Central estavam a mercê de exércitos sem líderes e tribos prontas para saquear.

Neste cenário de caos Severino chegou e construiu uma ermida perto de Viena. (...)

Soltava os cativos, ajudava e confortava os oprimidos e os pobres, cuidava dos doentes e fazia todos os esforços para dar instrução ao católicos do Danúbio, no vale de Viena.

Ele fez ainda muitos milagres. Afastou, com suas orações, a praga dos gafanhotos que ameaçava acabar com as colheitas e trazer mais fome. Devagar muitos austríacos aceitaram a sua fé.

Quando a nuvem de terror se levantou, ele saiu da sua ermida, mas continuou a trabalhar, conseguir e distribuir comida, libertar os cativos e conciliar tribos inimigas.

Certa vez Odoacer, o mais audacioso dos bárbaros, veio procurar os seus conselhos e se ajoelhou para receber a sua benção.

São Severino construiu várias igrejas e evangelizou grande parte da Áustria e da Bavária. Ele tornou-se o santo mais popular da região.

Mesmo no inverno quando o Danúbio ficava completamente congelado ele insistia em andar descalço e usar uma única túnica. É dito que ele nunca comia até o pôr do sol e permitia a si apenas uma refeição por semana. Por 30 anos este santo e ativo homem cujas origens continuam misteriosas era respeitado por todos. A tradição diz que ele previu a sua morte. (...)

Seis anos após a sua morte seus restos mortais foram trasladados para Nápoles onde o grande Monastério Beneditino de São Severino foi construído para ser o santuário das suas relíquias.

Na liturgia da igreja as vezes ele é mostrado afastando os gafanhotos e as vezes com um ramo de cereal ou trigo que teria salvo e as vezes com uma armadura lembrando que repeliu os bárbaros.

No Brasil existe um Santuário em homenagem a São Severino, nas terras do antigo Engenho Ramos, na cidade de Paudalho, Pernambuco, que seria o maior centro de romaria do Estado.

O Santuário é na Capela de Nossa Senhora da Luz, hoje mais conhecida como igreja de São Severino.

Existe uma imagem que teria sido trazida de Roma por um filho da então proprietária do engenho. Também não se sabe quando começou a romaria, porém, encontram-se relatos de milagres em meados do século XIX, e foi necessária a ampliação da Capela no início do XX, visto o intenso fluxo de peregrinos ao local.

A imagem do Santo, deitado e em tamanho natural, está no altar lateral esquerdo. É para lá que todos se dirigem. É tratado simplesmente como São Severino, ou como "São Severino do Ramo", ou ainda "São Severino dos Ramos" em virtude do nome do engenho.

Esta confusão levou a que o grande dia de romaria seja no Domingo de Ramos, e não no dia 08 de janeiro.

Parece que originalmente a roupa da imagem era azul. Esta nova, vermelha, foi confeccionada em substituição a anterior, deteriorada em virtude do assédio de romeiros que espetavam o Santo acreditando que sangraria.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Odoacer
 
As pessoas sempre falaram que era o corpo dele que não apodreceu e estava nessa igreja, mais acho que é apenas uma ilusão religiosa
 
Anderson Escreveu:As pessoas sempre falaram que era o corpo dele que não apodreceu e estava nessa igreja, mais acho que é apenas uma ilusão religiosa

Na realidade é apenas uma imagem mesmo. Como disse muita gente simplória confunde fé e religião com misticismo,folclore e até sincretismo, isso se deve a falta de uma catequese mais eficiente e objetiva que mostre o catolicismo como ele é,uma religião muito complexa que as vezes confunde a cabeça das pessoas mais simples.
 
O engraçado é que os homens é quem escolhe quem é santo
 
:)
Anderson Escreveu:O engraçado é que os homens é quem escolhe quem é santo

Não exatamente os homens, mas a igreja constituída com autoridade dada por Jesus Cristo no início.Outra coisa corpo incorrupto não é tido como milagre ou indício de que alguém se tornou santo,até mesmo porque existem corpos incorruptos fora do ambiente católico.O que conta mesmo é a história de vida da pessoa, a sua total entrega a Jesus,as vezes se esquecendo de viver para prestar o serviço ao próximo(Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos,ex: Irmã Dulce,Madre Teresa de Calcutá) A incorrupção é apenas um complemento ao modo de viver destas pessoas e dos feitos milagrosos atribuidos as invocações a eles em vida e após a morte.Milagres estes que necessitam de aprovação científica para que a igreja os aceite como legítimos.O processo canônico passa por várias etapas,podendo levar anos ou até séculos para ser concluído.
 
E quem transformou SÃO SEVERINO DOS RAMOS num santo, não foi os homens?
 
Anderson Escreveu:E quem transformou SÃO SEVERINO DOS RAMOS num santo, não foi os homens?

Quem se transforma em santo é a pessoa mesma que ouve a palavra de Jesus e a põe em prática( o próprio Javé disse: sede santos porque eu sou santo) este é um desejo do próprio Deus que nos chama a isso,pena que não ouçamos o seu chamado(muitos os chamados,poucos os escolhidos). A santidade é uma opção como a de São Francisco,ele se fez santo e não as pessoas,a igreja apenas o reconheceu como tal depois de conhecer toda sua vida ascética e de entrega total aos pobres( basta observar a oração que nos deixou)Por isso foi canonizado pela igreja constituida pelo próprio Jesus,que lhe conferiu o poder de ligar e desligar as coisas na terra(assim seria feito no ceu também) conforme Mateus cap.16 vs 18 e 19 >18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.Portanto a igreja na pessoa de Pedro e dos que o sucederam tem este poder legítimo de representar a cristo aqui neste mundo.
 
Corinthians Destrói a imagem do São Jorge



 
Estava procurando um vídeo que passou hoje na tv sobre uns corinthianos orando para São Jorge, pedindo para o corinthias ganhar, mais não achei o vídeo.

Quando o corinthias ganha, foi o São Jorge que fez milagre, quando perde, a culpa é do técnico e jogadores srrssrrsrs
 
Anderson Escreveu:Estava procurando um vídeo que passou hoje na tv sobre uns corinthianos orando para São Jorge, pedindo para o corinthias ganhar, mais não achei o vídeo.
Quando o corinthias ganha, foi o São Jorge que fez milagre, quando perde, a culpa é do técnico e jogadores srrssrrsrs

:lol: Nenhum santo faz milagres,que os faz é Deus.Sobre São Jorge o que devemos pedir a ele é a resignação e as qualidades de bom cristão que ele tinha.Imagem é imagem,apenas representa,além do mais São Jorge não joga bola e o corinthians normalmente só ganha alguma coisa é com outro tipo de ajuda(Marcio Resende de Freitas) como aquela do jogo contra o inter,na final do brasileirão.