•  
     

A lista de clubes que mais faturam no Brasil

A consultoria Casual Auditores acaba de divulgar a lista dos clubes de maior receita no Brasil. O ranking se refere a 2008, pois se baseia nos balanços financeiros dos clubes, publicados nas últimas semanas e referentes ao último ano fiscal. Isso ajuda a explicar uma surpresa do ranking - a queda do Corinthians do terceiro para o quinto lugar, provicada pela perda de receita que a queda para a Série B acarretou. Espera-se que no ranking de 2009, com a contratação de Ronaldo e a volta à Série A, a posição do Corinthians mude bastante.

Outra novidade do ranking é a ascensão surpreendente da Portuguesa de Desportos, que chegou ao 13º lugar, mais que triplicando seu faturamento em relação a 2007. Isso se deve, claro, em grande parte às cotas de TV da Série A, no ano passado. Como a Lusa caiu, esse valor também deve cair em 2008, mas é um sintoma de que a Portuguesa voltou a figurar no grupo dos clubes mais ricos. É forte candidata a voltar à Série A em 2010.

No todo, segundo Amir Somoggi, responsável pela elaboração do ranking, a receita dos grandes clubes brasileiros cresceu 6%. Ele apontou como destaques do ano, além da Portuguesa, os seguintes clubes: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Coritiba e Cruzeiro. Eis o ranking da Casual:

ranking-casual.jpg


Fonte: http://colunas.epoca.globo.com/matamata ... no-brasil/