•  
     

A historia do Muay Thai golpes e técnicas

Muay thai (em tailandês: มวยไทย; RTGS: muai thai; AFI: [muɛ̄j tʰɑ̄j]; lit. boxe tailandês) é uma luta originária da Tailândia, país do qual é o esporte nacional. Esta arte marcial é conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, e está associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total muito eficiente. O Muay Thai foi desenvolvido há mais de mil anos, e é hoje considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo. Uma luta que além de praticar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é considerada uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O Muay Thai desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante. A maioria das associações e confederações mundiais não aprova o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente essas regras estejam cada vez mais em evidência.
Hoje em dia o Muay Thai ter-se-á convertido num símbolo nacional do reino da Tailândia, sendo o desporto nacional mais praticado no país. As suas raízes encontram-se no Muay Boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada de "Chupasart". Esta arte deu origem ao atual Muay Thai e Krabi Krabong. Hoje em dia, o Muay Thai é geralmente considerado um desporte radical, que favorece a realização de apostas com ênfase no sudoeste asiático.

Imagem

O Muay Thai, o qual também é conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é também frequentemente denominado de Boxe Tailandês. Sendo uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.200 anos de idade, a origem do Muay Thai confunde-se com a origem do povo tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai, contudo a teoria considerada a mais credível pela maioria dos Mestres de Muay Thai assim com por vários historiadores Tailandeses fundamenta que a origem do seu povo encontra-se na província de Yunnan, nas margens do rio Yangtzé na China Central. Há várias gerações atrás, aglomerados de antecessores do povo tailandês migraram da China para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Do seu local de origem, a China, até ao seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram vários ataques de bandidos, de Senhores Feudais Chineses, de animais, sendo que também foram cometidos de inúmeras doenças. Para se protegerem, com o intuito de formarem as suas milícias, os siameses criaram um método de luta chamado "Chupasart", a partir da sintetização de várias técnicas de combate das tribos que comunham o povo tailandês. Este método de luta e auto-defesa, eminentemente de influência militar, fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. O treino do "Chupasart", era frequentemente o principio para a ocorrência de acidentes que originavam, por vezes, graves ferimentos aos praticantes. Assim, com o propósito de reduzir essas mesma estorpiações, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual Muay Thai.
No início, o Muay Thai era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal tendo em conta a origem do povo Tailandês. O antigo Muay Thai utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, foi-se modificando e transformou-se no estilo de luta que é hoje. Em muitos períodos da história tailandesa o Muay Thai era bastante popular entre os tailandeses, principalmente no período do rei Pra Chao Sua mais conhecido por "Rei Tigre". O rei teria sido um dos maiores lutadores de Muay Thai de toda a história. Durante o seu reinado o Muay Thai fazia parte da preparação militar e era ensinado em todas as escolas. Outro grande lutador de Muay Thai foi o Nhai Khon Tom. Segundo a lenda ele havia sido capturado pelos Birmaneses durante um dos inúmeros conflitos entre os Birmaneses e os Tailandeses. Quando capturado, foi-lhe oferecida a liberdade se ele conseguisse derrotar alguns lutadores Birmaneses. O resultado reflectiu-se na vitória e subsequentemente na obtenção da liberdade após vencer seguidamente 12 desses lutadores.
Até por volta de 1920 d.C. os lutadores não utilizavam luvas, nem qualquer outro tipo de proteção. Era simplesmente utilizado tiras de algodão, tiras de cânhamo ou de crina de cavalo enroladas nas mãos. Alguns antigos treinadores falam que em algumas lutas, os combatentes faziam uso de cola e vidro moído nessas ataduras para ferir de forma mais eficaz o adversário. Contudo, isto não é totalmente confirmado pela maioria dos historiadores. As cascas de cocos ou conchas eram também empregues como método de proteção dos órgãos genitais. As lutas não eram divididas por pesos assim como também não existiam intervalos durante as lutas, os lutadores lutavam até que um fosse nocauteado, sofresse uma grave lesão ou até a morte. As velhas regras do Muay Thai consistiam simplesmente na proibição de bater na virilha, arrancar os olhos, bater no oponente caído e puxar os cabelos. Categorias por peso não existiam assim como os ringues como conhecemos hoje. Mais tarde, foram aplicado rounds nos combates, que consistiam no uso de uma metade da casca de um _____, com um furo. Essa casca era colocada na água e aquando a sua total submersão era tocado um tambor que ditava o início do intervalo de tempo e o fim do round. Devido ao elevado grau de lesões que ocorriam entre os lutadores, após o ano de 1920 d.C., algumas regras de boxe inglês foram adaptadas ao Muay Thai. Entre eles podem ser referidas, as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds e também a inclusão do árbitro central juntamente com os juízes laterais. No entanto, várias particularidades restaram das antigas lutas, como o uso de um conjunto musical com antigos instrumentos com o propósito de transmitira ritmo à luta. Dependendo da impetuosidade do combate, quando o entusiasmo não é o pretendido, os músicos aceleram o ritmo da sua música para a eficácia dos lutadores. Este conjunto é formado pelos seguintes instrumentos: três tipos de tambores, címbalos e flautas de "Java". Outra tradição mantida é o uso do Wai Kru, uma dança ritualística que serve para homenagear o treinador, os seus pais, a sua escola de Muay Thai, os antigos lutadores do seu ginásio, os seus professores na escola, etc. Outra tradição que é mantida nesta impressionante arte marcial é o uso do Mongkon e da Praciat. O Mongkon é uma faixa que é colocada na cabeça dos lutadores para protegê-los antes da luta sendo retirada posteriormente ao ritual do Wai Kru. A "Praciat" é uma corda trançada que é colocada num ou nos dois braços do oponente também com o objetivo de proteger e não como graduação como é frequentemente considerado. As suas cores estão relacionadas com as preferências do lutador ou do treinador e não com a graduação do atleta. A "Praciat" não é retirada após o Wai Kru, como o "Mongkon", ela permanece com o lutador durante toda a luta.
Na Tailândia as academias e ginásios são chamados de "campos". Por isso é muito comum ler-se em livros e revistas de Artes Marciais internacionais citações ao nome de alguns "campos" de Muay Thai. Na verdade, trata-se de ginásios de Muay Thai. Na Tailândia a rotina de treino num ginásio é muito diferente da do ocidente. Os lutadores geralmente começam o seu treinamento com idades de aproximadamente 6 ou 7 anos. É frequente mudarem-se para o ginásio, instalando-se em alojamentos juntamente com outros lutadores. A parte do treinador é providenciar comida, roupas, acompanhamento médico, e estudo para o lutador. Em troca disto, o lutador deve simplesmente treinar arduamente e também cuidar da limpeza do ginásio. Mas, o maior compromisso deste lutador é esforçar-se para se tornar no melhor, num verdadeiro campeão. Quando o lutador vai lutar, geralmente uma vez por mês, ele concorre a um prémio em dinheiro. Este prémio é dividido entre o lutador e o seu treinador, pois a maior parte da quantia vai para o treinador. Na Tailândia também é permitido a aposta de lutas, onde o treinador pode também apostar no seu próprio lutador, conseguindo assim mais algum dinheiro. Em toda a Tailândia existem milhares de campos de treino, cada campo é dirigido por um treinador principal, que conta com a ajuda dos seus auxiliares e com o gerenciamento de um promotor, o qual promove os lutadores deste campo. Contudo, são frequentes os casos em que o treinador é o promotor do próprio ginásio.
Em Bangkok, atual capital da Tailândia existem dois grandes estádios, o Lumpinee e o Ratchadamnoen que concedem o desenrolar de lutas de Muay Thai. Cada um deles presenteia regularmente eventos de combate em dias diferenciados. Em alguns dias da semana, principalmente aos domingos, a televisão cinematografa os vários combates desta modalidade.
Na relação de países onde o Muay Thai é mais desenvolvido a classificação é apresentada do seguinte modo: em primeiro lugar vem à Tailândia, como não poderia deixar de ser, depois estão diversos países dos quais é difícil precisar uma ordem pois no exterior o Muay Thai tem-se desenvolvido muito invariavelmente. Desses países em que o Muay Thai é conhecido e praticado estão: Austrália, Inglaterra, Holanda, França, Japão, Coreia, EUA, Portugal, Brasil, entre outros.



Pratico e recomendo a todos, um esporte saudável apesar de ser aparentemente violento, trás muita disciplina e coragem.
Última edição por Ku$h em 09 ago 2012 22:09, editado 1 vez no total.
 
eu li vc leu ?
mt bom vo quebra todo mundo agora.
 
Da até medo esse tchê andando pelas ruas perigosas de RS kkkkkkkk
Ótimo esporte, que não tem o intuito de violência e sim disciplina e postura com a sociedade como um todo!
vídeo fera ;)
 
tche Escreveu:eu li vc leu ?
mt bom vo quebra todo mundo agora.



Mas é claro que eu li, gosto muito desse esporte, pratico já faz uns 5 meses (:
 
eu cheguei a faze rapkido que e uma luta que usa a força do oponente contra ele mt legal.
 
tche Escreveu:eu cheguei a faze rapkido que e uma luta que usa a força do oponente contra ele mt legal.


Bacana uma luta parecida com essa é o Krav Magá, essa eu fiz um tempinho rs muito bacana (:
Última edição por Ku$h em 09 ago 2012 22:33, editado 1 vez no total.
 
Precisa de ____ nenhuma de Krav Magá, aqui é so na força bruta!
Carrego e pneu de trator no dedo! 8-)
 
obamaxd Escreveu:Precisa de ____ nenhuma de Krav Magá, aqui é so na força bruta!
Carrego e pneu de trator no dedo! 8-)


kkkkkkkkkkkkkkkkkk levanta nem pneu de bicicleta.