•  

A Bolha do AdSense

A Bolha do AdSense

Hoje estava lendo alguns dos meus feeds, para ver o que estava sendo produzido de interessante por aí e me deparei com uma edição de uma revista para download disponibilizada pela "Feed-se".

A Feed-se é uma iniciativa que tem por objetivo agregar feeds que provem material de qualidade e agregar isso tudo em uma revista.

Na capa da revista existia uma matéria com o título "AdSenha - A Bolha vai estourar?".

A Google foi pioneira e todos sabemos que a Google AdSense é o sistema mais bem preparado de anúncios contextuais da atualidade. Após o seu lançamento, várias outras empresas aproveitaram a "rabeira" deste sucesso e começaram a investir em seus próprios sistemas e alternativas para pegar uma pequena/enorme fatia da Google.

Antes de falar da bolha em si, vamos refletir no seguinte fato:

O usuário aprende, o usuário memoriza. A maioria das pessoas que usam o sistema AdSense para gerar uma renda no final do mês, conta com o grande tráfego trazido pelos buscadores.

Os blogueiros, sites verticais e portais, com objetivo financeiro, contam com o clique do usuário e do leitor.

Enfatizando o que eu disse no primeiro parágrafo, o usuário aprende. E grande parte dos websites usa o serviço oferecido pela Google de forma "intuitiva" ao clique, ou seja, eles tentam "seduzir" ou mesmo "enganar" o usuário misturando anúncios ao conteúdo, o que acaba gerando o clique ilusório ou até mesmo não intencional em alguns casos.

E a tendência é que estes tipos de anúncio gerem cada vez menos renda para os seus editores, e eu sou a prova viva de que isso realmente acontece.

O formato está cada vez mais caindo no ponto cego do leitor, e o visitante esta ficando cada vez mais esperto quanto a este tipo de formato. Algo semelhante aconteceu com os primeiro formatos de banner.

Eu não estou ditando o fim do Google Adsense, de forma alguma. Mas acredito que este papo de bolha do AdSense que está surgindo por aí gira em torno disso. E é um debate bastante sadio, que pode otimizar este modelo de anúncios.

O Google está criando termos cada vez mais rígidos e fechando toda e qualquer _______ de atitudes não dignas para os editores e visando benefícios somente para quem pagar para anunciar, esquecendo (ou pelo menos aparentam esquecer) que quem realmente inserir dinheiro naquela empresa através do AdSense, somos nós, editores.

Se eles não tornarem o formato viável logo, em breve o AdSense será um sistema que não será mais utilizado como é hoje em dia.

Conheço vários sites que estão abandonando o AdSense e escolhendo o serviço de anúncios contextuais da UOL, pois os termos são menos rígidos, permitem o editor ser mais criativo na hora de tornar o anúncio mais atraente, o que faz com que o anúncio dificilmente caia sempre no ponto cego do leitor.

Vamos torcer para que o Google continue evoluindo com seus serviços.

Fonte: http://imasters.uol.com.br/artigo/8607/ ... o_adsense/