•  
     

15 dicas para manter o cabelo impecável!

Descubra algumas soluções bem práticas para manter os fios sempre bonitos e saudáveis.


cabelo_giselebundchen.jpg
cabelo_giselebundchen.jpg (14.54 KiB) Visto 2375 vezes


Atire a primeira pedra a mulher que entende tudo sobre o assunto beleza. No capítulo dos cabelos, então, sempre brotam dúvidas de última hora. Por exemplo: qual o melhor horário para escovar a cabeleira? Produtos infantis são bons para adultos? Como corrigir as falhas de fios branquinhos no caso de um evento inesperado? Fazendo um estilo "ondas naturais", por exemplo, basta aplicar a técnica correta para dar aos fios o tão esperado efeito "Gisele Bündchen".


A seguir, desvendamos 15 segredos para você exibir um cabelo eternamente maravilhoso:


1. Como posso deixar o cabelo ondulado e natural?

Se tiver o cabelo crespo, faça uma escova antes. Depois que os fios estiverem lisos, pegue uma mecha, aplique um modelador, torça e enrole-a no baby-liss, da raiz para a ponta. Tire a mecha do aparelho e segure com os dedos por uns segundos, até esfriar. Só então desenrole. Faça em toda a cabeça.


2. É possível domar de vez os fios arrepiados no alto?

Infelizmente, não. Mas dá muito bem para contornar o problema. O ideal é cortar um dedo dos fios todo mês (para eliminar o efeito de pontas duplas) e mantê-los sempre maleáveis fazendo hidratação a cada 15 dias (pode ser com receitas caseiras). E lembre-se: os produtos anti-frizz não acabam de vez com o problema, apenas o disfarçam.


3. Como frisar fios lisos?

Com tranças. Torça cada mecha, antes de trançá-la, para dar movimento. "E aplique leave-in antes", diz Robson Trindade, do salão Red Door, em São Paulo.

4. O que fazer na chuva?

Para chuva ou ventania, é bom carregar um lenço de seda, que protege a cabeça (especialmente depois de uma escova). Faixas também ajudam, se quiser um visual mais jovem e moderno. Outra opção é usar elásticos e presilhas. Se fizer um calor de rachar e o cabelo ficar suado e grudado na cabeça, faça um coque meio preso, meio solto, com cara de improvisado. Ou um rabo-de-cavalo bem alto. Vai remoçar vários anos.


5. E para durar o baby-liss?

Nesse caso, use um ativador de cachos. Nos fios lisos, ele dura um dia; nos ondulados e cacheados, o efeito pode permanecer por até três dias.


6. Dá para fazer cacheado mesmo sem baby-liss?

Sim, é possível. Com o cabelo bem lavado seco, torça todo o comprimento e prenda os fios como se fosse fazer um coque. Deixe os fios assim por algumas horas. Quando for sair de casa, é só soltá-los. As mechas ficam lindas, naturais e muito bem definidas", orienta o cabeleireiro Celso Kamura, do C. Kamura, em São Paulo.

7. Há penteados rápidos e fáceis para festas?

Se você decidiu ir em algum evento de última hora, faça o seguinte: enrole alguns bobes em toda a cabeça, antes de entrar no banho. Detalhe: os bobes devem ser grandes. Assim, o vapor da água quente acaba ajudando naturalmente na modelagem depois, criando ondas supersensuais nos fios.


8. Como domar a franja do cabelo rebelde?

Basta ter dois minutos por dia (e paciência para secá-la com secador. Com os fios ainda úmidos, aplique ainda um pingo de redutor de volume, seque e finalize com pomada ou cera. O efeito fica ótimo.


9. E pra durar a escova?

Evite mexer muito no cabelo. Passar muito a mão ou pentear demais os fios, além de acabar com o efeito, provoca oleosidade. No banho, não prenda nem coloque touca plástica. Ela acaba com o efeito da escova. O ideal é envolver a cabeça em uma toalha para proteger do vapor. Após o banho, use um difusor e, para finalizar, faça meia dúzia de babyliss no topo da cabeça, só nas pontas, nos fios laterais, para dar uma levantada no visual e tirar aquela cara de amassado, por causa da toalha enrolada.

10. Dá para corrigir rápido a raiz branca?

Em casos de emergência, você pode disfarçar os branquinhos passando uma sombra da cor do cabelo bem em cima deles. Isso resolve o problema por algumas horas, apenas. Outra sugestão, se você tiver cabelo escuro, é passar o pincel com rímel da cor dos fios, bem nas partes onde a raiz está branca. E evite ficar passando a mão nos fios, para não borrar. É um ótimo quebra-galho.

11. Há horário melhor para escovar o cabelo?

Sim, o horário mais apropriado para a escovação é sempre antes de dormir, já que, logo em seguida você ficará na posição horizontal, o que favorece ainda mais a circulação sangüínea do couro cabeludo.

12. Rabo está na moda?

O rabo-de-cavalo continua em alta e vale para qualquer tipo de cabelo, até ondulados e cacheados. "Quanto mais alto, mais sensual", diz Trindade.

13. Posso usar xampu infantil?

Não. Eles têm agentes químicos (para não irritar os olhos) desnecessários para o adulto e não são apropriados para o cabelo mais maduro e resistente.

14. Xampu com filtro solar é útil?

Não, porque como o xampu é sempre retirado no enxágüe, ele perde esse efeito. "Para proteger os fios do sol, recorra ao leave-in e outros finalizadores. Eles funcionam melhor porque permanecem nos fios", explica Robson Trindade.

15. Prender sempre é prejudicial?

Depende. Quem tem cabelo fino deve evitar isso, porque enfraquece ainda mais os fios. Já quem tem cabelo forte pode prendê-los com freqüência. Se tiver cabelo liso, cuidado ao prender sempre do mesmo jeito, para não deixar os fios marcados.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/cabelos/r ... 4845.shtml