•  
     

11 PERGUNTAS QUE A CIÊNCIA NÃO CONSEGUE RESPONDER

11 PERGUNTAS QUE A CIÊNCIA NÃO CONSEGUE RESPONDER



Esta reportagem foi publicada na REVISTA ISTO É, de 02/12/2009, ano 32, nº 2090 em suas páginas 114 a 122. Você pode acompanhar a reportagem completa acessando:

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2 ... 7110-2.htm



Sou convertido desde 1988 e desde então tenho contemplado reportagens e notícias sobre o conflito que há entre ciência e religião e como a ciência tenta muitas vezes confrontar os ensinos bíblicos, e como alguns “teólogos” tentam desfazer os fatos científicos. É uma tremenda incoerência, pois, muitos fatos sobre o universo, sobre o homem, sobre as coisas criadas, jamais serão explicadas pela ciência. São mistérios de Deus e cabe a Ele desvendá-los ou não. Por sua vez, tentar confrontar e destruir o conhecimento científico também não pode e não deve ser a função da Bíblia.



Como então me portar diante de um tão grande conflito? Como saber o que realmente é fato que pode e irá ser desvendado e o que é mistério?



Preciso ter sabedoria e saber entender os dois lados. Mas esquecendo-me disso quero relacionar os tópicos da reportagem acima:



1) Como surgiu o Universo?



A ciência afirma que o universo surgiu a 13 bilhões de anos, a partir da expansão – geralmente chamada de explosão (Big Bang). A reportagem traz duas afirmações interessantes: “O Big Bang nunca foi comprovado e talvez nunca seja”; e a segunda é: “A história não é uma certeza absoluta – e por isso mesmo é chamada de teoria”.



2) Quando começa a vida?



Outro fato interessante é o choque que há sobre a teoria da evolução da espécie e da criação Divina do homem. Quem tem a razão? A reportagem traz outra informação interessante: “A polêmica sobre a questão é tão intensa que até hoje a ciência não conseguiu chegar a uma resposta. São diversas as teses”. Logo, me leva a conclusão que, são especulações e teorias, por isso não podem ser tomadas como verdades absolutas.



3) Quanto usamos do nosso cérebro?



Sabe-se que o cérebro possui em média 86 bilhões de neurônios e 85 bilhões de células não neuronais. Sabe-se que ao longo dos anos várias teorias foram criadas sobre o seu funcionamento e a capacidade que tem sido utilizada. Mas são teses e teorias que não são comprovadas, pois o cérebro é um mistério até então não desvendado. A reportagem diz “A verdade é que o cérebro humano ainda é um terreno misterioso”.



4) A alma existe?



A Bíblia fala sobre apresentarmos nosso corpo, alma e espírito irrepreensíveis. Porém, a reportagem apresenta pontos de vistas diferentes, onde alguns afirmam que existe alma, outros que a alma é impulsionada para fora do corpo e para outros que não há uma definição sobre alma. O certo é que ninguém consegue explicar algo que encontramos na palavra de Deus (Veja mais no site em Teologia Sistemática – Doutrina do Homem).



5) Os animais pensam?



É interessante observar fatos de animais que são levados a praticar atos como sentar, deitar, pular, dançar, colocar peças em determinados lugares, etc. A reportagem mostra inúmeros fatos que até tentam provar que os animais têm inteligência ou podem pensar, mas o fato que quero que reflitamos é que somente o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus. Logo, se creio na Bíblia, vou perceber que somente ele (o homem) tem a capacidade de criar, de se relacionar, de desenvolver coisas que aos animais é impossível a não ser por condicionamento. (se quer saber mais, entre no site em Teologia Sistemática – Doutrina do Homem)



6) É possível viajar no Tempo?



Já vimos filmes que tentam trazer esta idéia. Voltar no tempo, viajar para o futuro, mas felizmente estas coisas não passam de especulações. São assuntos que ao homem não é permitido intervir. Creio ser este um mistério somente controlado por Deus.



7) Existe premonição?



Segundo a definição em dicionário: “Premonição é a sensação ou advertência antecipada do que vai acontecer, é sinônimo de pressentimento”. Na reportagem vemos várias definições, mas uma bastante científica é que “o responsável por essa proeza é o córtex cingulado anterior, uma porção do cérebro que analisa todas as probabilidades e projeta previsões. A partir disso, o indivíduo dá mais atenção ao assunto e tem sensações que se apresentam na forma de stress diante do futuro”. Não creio que seja premonição, não posso dizer, mas que a Bíblia apresenta muitos homens que tiveram sensibilidade para receber revelações futuras do que iria acontecer, isto é fato verídico. Homens que inspirados por Deus foram anunciadores de eventos que ocorreram posteriormente ou que ainda vão acontecer, nisto eu creio.



8) O que define a nossa sexualidade?



Na reportagem vemos vários pontos de vistas diferentes: pessoas que querem afirmar que mudanças hormonais, doenças, medicamentos e até herança genética podem alterar a maneira do hipotálamo do bebê; outros que o indivíduo não aceita a si próprio e sua sexualidade e pode mudar. Mas a definição que mais me chamou a atenção é a do psicólogo australiano Allan Pease: “a sexualidade não só é definida no útero como também é imutável”.

Sou cristão e nunca vi na Bíblia que Deus criou um terceiro sexo. A Palavra diz que Deus criou homem e mulher, porém, a corrupção ou pecado fez com que este ser criado pudesse se inflamar mudando o ato criador e desejando praticar coisas que não foram criadas por Deus.



9) A fé pode curar?



Duas definições são interessantes: “a espiritualidade é formada por valores eu ajudam na cura”. Outra definição é “quando a mente se envolve no processo de cura por meio da fé, ela ativa mecanismos fisiológicos que influenciam o corpo auxiliando. Mas isso não quer dizer que a fé possa curar alguém”. Será?

Temo presenciado nestes meus 20 anos de crente, muitos fatos que contrariam a medicina ou que, pelo menos, deixa-lhes um ponto de interrogação. Quantos fatos ao nosso redor de pessoas que não tinham mais saída pela medicina, buscam na espiritualidade e são curadas? Quantos milagres têm acontecido através da fé?

Somente quem chega desenganado pelos médicos é que crê e sabe se realmente a fé cura ou não.



10) Por que nos apaixonamos?



“Aparência física, instinto de preservação da espécie, hormônios à flor da pele ou uma flechada aleatória do cupido”. As hipóteses são muitas, mas a melhor definição é da psicoterapeuta Paula Hall: “esse é um mistério que tentamos explicar há séculos e para o qual ainda não temos uma resposta definitiva”. Creio que se apaixonar é uma decisão que preciso tomar, onde há uma entrega da minha parte, sem esperar nada em troca.



11) Quando e como o mundo vai acabar?



Teorias com relação ao fim do mundo não faltam: colisão de um asteróide com a terra; invasão de extraterrestre; guerra atômica; mudanças climáticas; efeito estufa; e por aí afora.

A Palavra de Deus mostra que este tempo chegará e quem não estiver preparado certamente não terá um destino agradável (é o que chamamos de inferno – eternidade de sofrimento e afastamento da presença de Deus). Quero que reflita um pouco sobre isto. Se a ciência diz que isto acontecerá e se a Palavra de Deus afirma que isto é real, pergunto: Você está preparado para este tempo? Se hoje for o fim de tudo, tem certeza que irá para o céu?

Se tem esta certeza, você é feliz. Caso contrário apresento-lhe algo que a ciência não pode explicar. Você pode aceitar a Jesus Cristo como o teu único e suficiente Salvador e pela fé, que é algo não explicado pela ciência, você pode ter a vida eterna.



Se você deseja esta salvação, faça esta oração comigo:



“Senhor Jesus, eu entendi que preciso crer em Ti como o meu único e suficiente Salvador e que ao aceitá-Lo posso e irei morar contigo por toda eternidade no céu. Me arrependo dos meus pecados e de ter estado tão longe de Ti. Hoje, entra e minha vida, pois entergo-lhe meu coração”.



É simples não é. Isto é fé. É crer no invisível.

Agora, filho (a), procure uma Igreja e fale para este pastor da decisão que você tomou. Ele o ajudará a caminhar nesta decisão.

Abraços.