•  
     

10 ótimas maneiras de melhorar sua criatividade

Muitos de nós sempre querem ser mais criativos. Principalmente se você é um blogueiro, desenvolvedor web ou designer, está sempre em busca de uma idéia brilhante para seu próximo post, para seu próximo site, próximo layout a ser desenhado e tudo mais. Se você é um pintor, escultor, ou escritor, você sempre ira desejar que sua próxima arte seja a melhor de todas.

Porém, até os mais criativos as vezes se sentem um pouco “vazio”, sem criatividade. Existem diversas maneiras de conseguir se tornar mais criativos, até mesmo para aqueles que se dizem “sem criatividade”, depois de praticar estas dicas certamente você se tornará muito mais criativo.

Mergulhe na leitura
Não importe a sua área de atuação, ler sempre vai ajudar. Ir para a livraria e conferir alguns livros bons e não apenas aqueles do seu ramo. Por quê não ler uma bela história ou um livro sobre algum assunto que você não tem conhecimento algum? Isto pode fazer seu cérebro trabalhar de uma forma muito mais criativa, tentando juntar as informações baseando em o que você já sabe com aquilo que acabou de aprender.

Tentar novas atividades
Outro jeito de dar um empurrão em seu cérebro é tentar fazer coisas totalmente novas. Seja dançar salsa, ter um novo hobby pode te ajudar a juntar as coisas e fazer você pensar de forma totalmente diferente. Por exemplo: você pode ser inspirado a escrever um novo artigo usando seus novos interesses como uma metáfora para alguma coisa dentro da sua principal área de atuação.

Falar com estranhos
Esta dica só vale para adultos. Crianças são sempre alertadas para não falar com estranhos, mas como adultos não devemos ter medo de conversar com pessoas novas. Nós naturalmente aproximamos de pessoas muito parecidas com nós mesmos - o mesmo humor, a mesma forma de se vestir, a mesma carreira ou ramo, mesmo hobby - e isso pode matar nossa criatividade por que nos faz sentir que “todo mundo é igual”. Saia dessa, converse com alguém que você não conhece, seja no trabalho, na escola, ou até mesmo na padaria, o importante é se aproximar e dizer um “Oi”.

Rejeitar suas 10 primeiras idéias
Uma ótima forma de gerar idéias, se você está sem inspiração, é se sentar com uma folha em branco (ou um documento em branco no computador) e listar pelo menos 20 idéias. Rejeite as 10 primeiras: elas quase sempre serão as mais “normais”. Você precisa passar através dessas idéias para ser realmente criativo e chegar em uma idéia brilhante.

Experimente não ter medo de errar
Nós frequentemente desconfiamos de tentar novas formas de trabalhar ou de novas atividades porque nós temos medo de errar. Mas não existe vergonha em falhar - afinal de contas, quando bebe, nós falhamos incontáveis vezes aprendendo a andar, falar e tudo mais… mas você já é um expert em todas essas áreas agora! O caminho para o sucesso sempre requer tentar de varias formas diferentes que não funcionam.


Faça conexões entre dois projetos
Você tem uma pilha de projetos não concluídos? Artigos escrito pela metade? Uma forma muito eficiente de reconquistar seu entusiasmo é combinar dois projetos diferentes. Pegar um personagem de uma historia curta e colocá-lo no enredo de uma outra historia. Pegar uma idéia de um site simples que projetava e juntar com aquele super portal que você imaginou.

Adote uma perspectiva diferente
Se você estiver trabalhando em um projeto de longo prazo, como um blog ou um livro, é fácil deixar o projeto de lado. Tente adotar uma perspectiva incomum. Você pode tentar escrever um post em seu blog por uma perspectiva de qualquer outra pessoa. Como por exemplo o Bruno Dulcetti que escreve muito de seus posts como se estivesse conversando com seus leitores.

Faça suas tarefas
Isto pode soar como um conselho estranho - afinal, tarefas não são exatamente criativas. Mas atividades físicas como passar o aspirador de pô, lavar louças ou encerar o chão de sua casa deixa sua mente livre para viajar - e é surpreendente quantas idéias podem te ocorrer quando você não está sentado no escritório olhando atentamente para o computador. Isso funciona muito bem comigo, minhas idéias mais criativas vem principalmente quando eu estou tomando banho, podem acreditar.

Use um meio diferente
Se você é um escritor, tente desenhar para fazer uma mudança. Não importa se você não sabe desenhar - use aqueles desenhos de pauzinhos - isso pode ajudar a sacudir sua zona de conforto, deixando você chegar em um problema de uma forma bem diferente. Se você é um pintor, tente fazer uma melodia e letras para a música. Se você é um designer gráfico, use modelagem em argila ou criar uma colagem de recortes. Não limite sua criatividade para apenas um meio.

Sonhe acordado, faça perguntas do tipo “E se….?”
A última e mais importante dica para melhorar sua criatividade, é sonhar acordado. Olhar fixamente no espaço. Deixe seus pensamentos a deriva. Pense sobre seu projeto quanto você está indo dormir a noite - pensamentos incomuns frequentemente nascem quando você está meio dormindo meio acordado. Não tente forçar ou apressar sua criatividade; De um tempo para você mesmo para deixar suas idéias fervilharem profundamente em sua mente.



Fonte: http://fazersites.com.br/10-otimas-mane ... atividade/